Policiais federais realizam operação nos rios Ivaí e Paraná

Equipe de policiais federais da Delegacia de Polícia Federal de Maringá, do Grupo Especial de Polícia Marítima, em parceria com policiais federais de Naviraí (MS), bem como com os Nepoms de Foz do Iguaçu, Guaíra e Corumbá (MS), e ainda contando com policiais civis de Paranavaí, realizaram ontem uma grande operação nas águas dos rios Paraná e Ivaí em combate ao crime organizado instalado na região.
Os policiais realizavam patrulhamento fluvial, tendo em vista que os dois rios se transformaram em importante rota de escoamento de cargas ilícitas oriundas do Paraguai. Nas diligências, após verificarem intenso tráfego nas águas, os policiais decidiram realizar abordagens.

Foram apreendidas duas grandes embarcações utilizadas no contrabando de cigarros no rio Ivaí, em área de Querência do Norte. No local foram presas quatro pessoas que atuavam como pilotos e tripulantes das embarcações. A poucos metros dali foram encontradas cargas de cigarros contrabandeados.
Também houve apreensão de cigarros no rio Paraná, em área de Guaíra, sendo a carga também de responsabilidade da quadrilha que organizou o comboio náutico.
Os policiais ainda encontraram uma embarcação afundada pelos próprios criminosos para impedir sua arrecadação pelas equipes de repressão. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros foram chamados para auxiliar no resgate do barco.
As mercadorias foram encaminhadas à Delegacia da Receita Federal em Maringá para o devido tratamento fiscal. Os abordados foram presos em flagrante e responderão pelos crimes de contrabando fluvial (pena de dois a dez anos de reclusão) e organização criminosa.

Advertisement
Advertisement