Mão-pé-boca

sindrome

Pelo menos um centro municipal de educação infantil teria registrado vários casos de uma síndrome conhecido como mão-pé-boca, altamente contagiosa.
O blog soube que a direção da creche municipal teria tentado esconder a informação dos pais. Há pelo menos sete casos neste CMEI.

De acordo com a pediatra Beatriz Beltrame, a síndrome mão-pé-boca é causada pelo vírus coxsackie, mais frequente em crianças, principalmente abaixo dos 5 anos de idade, embora também possa afetar os adultos. Geralmente, os sintomas da síndrome mão-pé-boca só surgem após 3 a 7 dias da infecção pelo vírus e incluem febre superior a 38ºC, dor de garganta e falta de apetite. Após 2 dias do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem aftas dolorosas na boca e bolhas dolorosas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, que podem coçar.
O tratamento da síndrome mão-pé-boca deve ser orientado pelo pediatra ou clínico geral e pode ser feito com remédios para a febre, anti-inflamatórios, remédios para a coceira e pomadas para as aftas, de forma a aliviar os sintomas.
O contágio da síndrome mão-pé-boca ocorre através da tosse, espirros e saliva, do contato direto com bolhas que tenham estourado ou fezes infectadas, principalmente durante os primeiros 7 dias da doença, sendo que mesmo após a recuperação, o vírus ainda pode ser transmitido através das fezes durante cerca de 4 semanas. Leia mais.

Advertisement
Advertisement