Secretário de Planejamento do Paraná é investigado por irregularidades em licitações

cileninho

O atual secretário de Planejamento do Paraná, Cylleneo Pessoa Pereira Junior (PP), ex-chefe de gabinete de Silvio Barros II (PP), ambos com os bens bloqueados pela justiça, é alvo de mais três inquéritos civis públicos instaurados pelo promotor Vilmar Antonio Fonseca, de Mandaguari.
Cileninho é acusado de irregularidades em processos licitatórios e na contratação de pessoal, quando prefeito daquela cidade. Um dos inquéritos é um desdobramento da Operação Cupim, realizada no final de 2014 pelo Gaeco, e que descobriu superfaturamento na aquisição de mobiliário pela Prefeitura de Maringá.

O esquema envolvia várias empresas, ligadas a um mesmo dono, criadas para fraudar procedimentos licitatórios em vários municípios do Paraná e até de outros estados.
A 20ª Promotoria de Justiça de Maringá detectou possíveis irregularidades nas licitações da vizinha cidade entre os anos de 2007 e 2009, na gestão do prefeito Cylleneo Pessoa Pereira, e encaminhou à Promotoria daquela cidade o resultado de uma auditoria realizada no ano passado. O inquérito foi aberto no último dia 14.
Cileninho, que foi prefeito por dois mandatos, também responderá outro inquérito, instaurado no último dia 21, sobre irregularidades em licitação para contratação de empresa de segurança para prestar serviços junto ao aterro municipal. Esperendini e Pinheiro Ltda. (Garra Monitoramento), de Marumbi, também é alvo da investigação.
O terceiro inquérito aberto contra Cylleneo verifica possível irregularidade na contratação da auxiliar de enfermagem Ana Cláudia Paixão de Castro,m que exerceu atividades nos pontos de saúde e pronto-atendimento entre janeiro de 2012 e novembro de 2013. Neste caso, a representação à Promotoria foi feita pela 1ª Vara do Trabalho de Maringá. Além de Cileninho e Ana, o inquérito inclui a ex-secretária de Saúde de Mandaguari, Márcia Aparecida Pontes Peres.

Advertisement
Advertisement