Em dúvida, a capacidade do ministro interino da Saúde

estadão

Com o título “Proposta infeliz“, um dos editoriais deste domingo do jornal O Estado de S. Paulo foi dedicado ao deputado federal licenciado Ricardo Barros, ministro interino da Saúde.
Sua proposta para a criação de planos de saúde mais baratos, segundo o jornal, “reforça a dúvida – levantada desde o anúncio de sua escolha – sobre a sua real capacidade para bem gerir um dos setores mais importantes da administração federal. Embora Barros tenha se limitado a adiantar tão somente as linhas gerais da proposta, especialistas na questão reagiram prontamente e em termos duros”.

O editorial (na íntegra, aqui) lembra que as empresas de saúde privada não investiram na expansão da rede, ao mesmo tempo que aumentavam o número de seus clientes, vendendo o que não podiam entregar, com a complacência dos governos do PT, que com isso se sentiram desobrigados de investir no SUS. Daí o enorme desequilíbrio entre demanda e oferta nesse setor. “O ministro Barros não sabe disso? Nem seus assessores? Ou alguém abre seus olhos a tempo ou essa desastrada proposta tem tudo para agravar ainda mais esse quadro”, finaliza.

Advertisement
Advertisement