Operação Pleura

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã a Operação Pleura, para desarticular uma grande organização criminosa baseada no extremo noroeste paranaense que utilizava uma nova rota fluvial para escoamento de cigarros contrabandeados.
Dois irmãos, um médico e um advogado, de Loanda, seriam os cabeças da quadrilha.

Cerca de 100 Policiais Federais estão cumprindo 38 mandados judiciais, sendo 21 mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão, nos estados do Paraná (Loanda, Querência do Norte e Capanema), São Paulo (Tupã) e Mato Grosso do Sul (Naviraí).
As investigações iniciadas neste ano detectaram o uso intenso e diário dos rios Paraná e Ivaí, na região de Querência do Norte, para escoamento de cargas contrabandeadas de cigarros paraguaios, em potentes embarcações que saíam de Salto del Guairá, no Paraguai.
O poderio da organização gerou a criação de uma extensa rede de olheiros, carregadores e batedores que utilizavam armas e lanchas de apoio para viabilizar a atividade criminosa em diversas cidades da região.
Durante as apurações, constatou-se que dois irmãos residentes em Loanda, um médico e um advogado, eram líderes do esquema criminoso. Além deles, uma família baseada na região também atuava intensamente na atividade ilícita, com diversos integrantes do grupo vinculados aos atos delitivos.
A atuação criminosa levou à necessidade de a Polícia Federal criar um grupo especial em Maringá/PR, cujo combate ao crime organizado na região, colocou a unidade nos primeiros lugares de produtividade no País.
O nome da Operação remete à membrana que protege o pulmão – principal órgão responsável pela respiração – em alusão à atividade delituosa enfrentada.
Será concedida coletiva de imprensa às 10h na Delegacia de Polícia Federal em Maringá.

Advertisement
Advertisement