Pucca: ‘O desmonte é notório’

pucca

Em sua mensagem de despedida do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, que trabalhou na Vigilância Sanitária no governo José Cláudio, em Maringá, fez críticas à gestão do ministro interino, Ricardo Barros.
Segundo ele, pareceres técnicos de departamentos do MS não estão sendo acatados por motivos estranhos à promoção da saúde. “O desmonte é notório”, diz ele. Leia a mensagem:

“Me desligo hoje do Ministério da Saúde. Quando a resistência não produz efeito prático não é resistência. Além do caos político e de gestão, pareceres técnicos dos departamentos não estão sendo acatados por motivos estranhos a promoção da saúde. Como a pulverização de agrotóxico. Ministério da saúde é para promover saúde e não jogar veneno de avião. Cortes de pessoas estão sendo feitos sem nenhum critério. Cortes de verbas afetando setores estratégicos sem que se busquem mais recursos. O que inclusive tem sido dito por dirigentes em público. “O SUS não precisa de mais recursos e sim de gestão”. Discordo. Faço parte da equipe do Ministério há 13 anos, nunca vi precariedade de gestão maior. O desmonte é notório. Vamos demorar muito depois para reconstruí-lo. Mudo de trincheira, não de lado”. (Foto: Patrícia Costa/CNS)

Advertisement
Advertisement