Preso no RS envolvido na morte de vereador em Sarandi

Acusado

(Atualizado) A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu nesta manhã, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, um homem de 59 anos envolvido na morte do vereador Luiz Zanchin (PPS), em 1997, em Sarandi, micro-região de Maringá.
Seu nome não foi divulgado, mas tudo indica que trata-se de José Cristino Malta, o Cristino da Farmácia, mentor do crime, que era suplente de Zanchin e iria assumir com a morte dele.

Condenado a 19 anos de prisão e foragido da justiça paranaense, ele foi preso por policiais da Delegacia de Capturas do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em ação coordenada pelo delegado Arthur Raldi.
Zanchin foi morto com três tiros, a mando de Malta, farmacêutico, seu suplente. Para assumir a vaga, Malta arquitetou o assassinato com Aparecido Barbosa de Andrade, presidente do PPS, que contratou Marcos Alves, o Marquinho Capoeira (que teria sido o autor dos tiros e morto na Bahia), e seu irmão, Leônidas. Malta estava foragido; Aparecido e Leônidas chegaram a ser presos mas fugiram.
Segundo Cid Martins, da RBS, o homem será mantido em um presídio gaúcho.

Advertisement
Advertisement