Maringá cai para 3º lugar no Índice Firjan de Gestão Fiscal

ortigueira

Maringá perdeu a propalada posição de melhor município do Paraná em gestão fiscal, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal. Milhões de reais foram gastos para propagandear a primeira posição, que agora pertence a Ortigueira (foto), tendo 2015 como ano-base.
Maringá está atrás também de Matinhos. As três cidades apresentaram gestão de excelência e 74 prefeituras foram avaliadas com conceito B, indicativo de boa situação fiscal.
Entre os 500 maiores IFGFs do país, 69 são do Paraná – segunda maior quantidade entre as unidades de federação, atrás apenas do Rio Grande do Sul.
Em 2013, Maringá era a 8ª do país e a primeira no Paraná. Em 2014 Maringá caiu para 17ª no ranking nacional mas manteve a primeira colocação no Paraná. Em 2015, dados divulgados ontem, Maringá caiu para 19ª no rankig nacional e para terceiro em nível estadual.
O Índice Firjan analisa a receita própria dos municípios, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida, com pontuação entre 0 a 1 e conceito de A a D, sendo A os municípios que apresentam excelência em gestão fiscal. Lançado em 2012, o índice tem o objetivo de incentivar a cultura de responsabilidade administrativa, incentivando a melhor utilização dos tributos pagos pela população na administração dos municípios.

Advertisement
Advertisement