Evandro Araújo pede informações sobre aplicação de agrotóxico

Evandro Araújo

Atendendo a um pedido feito por produtores de uva, o deputado Evandro Araújo apresentou requerimento à Assembleia Legislativa pedindo informações sobre o controle da aplicação de agrotóxico 2.4 D para evitar que lavouras de propriedades vizinhas, sensíveis ao herbicida, sejam prejudicadas.
A medida é uma das ações tiradas dos encontros da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva da Uva, que foi criada na Assembleia Legislativa por solicitação do parlamentar do PSC.

Foram realizadas reuniões em Marialva, Bandeirantes, Francisco Beltrão, Colombo e Rosário do Ivaí.
“Os produtores reclamam de danos às lavouras. Segundo eles, os responsáveis pelas pulverizações não respeitam as distâncias exigidas pela resolução 22/85 da Secretaria de Agricultura do Paraná e tampouco a regulagem adequada dos equipamentos evitando que o produto chegue até as lavouras das propriedades vizinhas”, explica o coordenador da Frente, deputado Evandro.
O pedido de informações será encaminhado ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara. Além dos viticultores, outros produtores também reclamam de prejuízos com a má aplicação do herbicida.
“As regras de aplicação existem. Precisamos saber da secretaria sobre o controle e a fiscalização para que as recomendações técnicas e os cuidados sejam seguidos evitando que o herbicida alcance as lavouras próximas”, comenta Evandro.

Advertisement
Advertisement