Audiência pública da Guarda Municipal terá sabatina

audiencia publica

O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá realiza na próxima sexta-feira, no Auditório Luzamor, a 1ª Audiência Pública da Guarda Municipal.
O evento abordará o tema “Consolidando sua identidade na Segurança Pública” e contará com duas palestras e uma sabatina com candidatos a prefeito – todos os oito prefeituráveis foram convidados pelo sindicato.
Na primeira palestra da manhã, o presidente da Conferência Nacional dos Guardas Municipais do Brasil, Oséias Francisco Silva, abordará o temas “Guarda Municipal: Protagonista de um novo modelo de segurança para o Brasil”. Em seguida, o promotor de Justiça Robertson Fonseca vai palestrar sobre “Guarda Municipal de Maringá: Consolidando sua Identidade na Segurança Pública”. Ambos falarão sobre o papel da Guarda Municipal na segurança pública e, após as palestras, ajudarão a esclarecer dúvidas do público presente.
Dirigente do Sismmar, Celia Vilela explica que, por se tratar de uma audiência pública, o evento é aberto a toda a sociedade, não sendo restrito apenas aos guardas municipais e patrimoniais. “O ideal é que a população participe e se informe sobre o papel da Guarda Municipal, conhecendo melhor as demandas da categoria em Maringá”, comenta Celia. Entre as principais demandas da categoria estão: Plano de carreira e estatuto próprios, treinamento e armamento, regulamentação da Guarda conforme a lei, criação de um canal de comunicação com a população, e pagamento de salário compatível com os riscos da atividade.
Após as palestras (por volta das 11 horas), os candidatos a prefeito de Maringá terão um momento para falar sobre suas propostas à categoria e, por consequência, à Segurança Pública. Segundo Celia, esse é mais um bom motivo para a população comparecer ao evento. “É importante saber o que os candidatos têm a dizer sobre a Guarda Municipal”, comenta a dirigente do Sismmar. Cada candidato terá até cinco minutos para responder quatro questões comuns a todos os prefeituráveis.

Advertisement
Advertisement