Livro narra fundação da primeira experiência cooperativista

André e deputado

Por proposição do deputado Evandro Araújo (PSC), o escritor André Jorge Catalan, natural de Paranavaí, participou da abertura da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná para falar do romance “A Utópica Tereseville”.
O livro conta a história da Colônia Agrícola Tereza Cristina, reconhecida como a primeira experiência de cooperativismo do Brasil.

“O livro explora a história do Paraná quando dr. Faivre, médico da corte do Imperador Dom Pedro II, resolveu abdicar da carreira como médico cirurgião na corte e veio desbravar os rincões do Brasil. Às margens do rio Ivaí, ele fundou uma comunidade Teresa Cristina, inspirada nos ideais socialistas”, explica o autor André Jorge Catalan.
A Colônia Agrícola Tereza Cristina foi fundada na região onde hoje é o município de Cândido de Abreu. O médico francês sonhava com uma comunidade agrícola feliz, longe da escravidão e do dinheiro. À frente do seu tempo, a colônia não admitia escravidão, quatro décadas antes de a Lei Áurea ser publicada.
“É uma história que todo paranaense deveria conhecer. Além disso, nós precisamos prestigiar a prata do nosso estado. Um jovem promissor na literatura que aborda uma temática interessantíssima, que conta um pouco da nossa riqueza histórica, cultural e linguística”, comenta o deputado Evandro Araújo.
André Jorge Catalan Casagrande é um teólogo que mergulhou no universo literário. É doutorando em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição. “A Utópica Tereseville” é o segundo livro dele. Em 2011, publicou um ensaio sobre o Cristo romanceado, intitulado “Jesus na Ótica da Literatura”. (Foto Pedro de Oliveira/Alep)

Advertisement
Advertisement