Primo de Richa é condenado por fraude à licitação no Paraná

Luiz Abi Antoun

O empresário Luiz Abi Antoun, primo do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foi condenado nesta segunda-feira por fraude à licitação, organização criminosa e falsidade ideológica num contrato com o governo estadual. A informação é de Estelita Hass Carazzai, na Folha de S. Paulo.
Os crimes teriam sido cometidos num contrato de R$ 1,5 milhão para a manutenção de carros oficiais do governo do Paraná, entre 2013 e 2015.
Abi foi acusado de ser o líder do esquema, investigado na Operação Voldemort. Ele ainda é réu numa outra ação penal, sob acusação de comandar um esquema de corrupção na Receita Estadual –o que ele nega.
A empresa foi contratada emergencialmente pelo governo e, depois, subcontratada pela vencedora da licitação, a fim de continuar prestando os serviços.
Segundo a denúncia, isso foi feito por intermédio do ex-chefe do Departamento de Transportes do Estado, Ernani Delicato, também réu na ação, e “sob a liderança de Luiz Abi Antoun, pessoa de notória influência política no Estado do Paraná”.
Todos os réus negaram as acusações e disseram ter agido regularmente. O juiz Juliano Nanuncio, porém, entendeu que as negativas “estão em total descompasso com os outros elementos colhidos durante a instrução, não tendo sido corroboradas; ao contrário, além de inverossímeis, foram cabalmente rechaçadas”.
“[Abi] enveredou pelo caminho do crime organizado, valendo-se de seu capital e influência política para enriquecer-se em prejuízo ao erário”, afirmou o magistrado, na sentença.
A pena do empresário chega a 13 anos e cinco meses de prisão, além de multa.
Além dele, também foram condenados Delicato, o empresário Ismar Ieger (dono da oficina e apontado como laranja de Abi), Roberto Tsuneda, José Carlos Lucca, Paulo Midauar e Ricardo Baptista da Silva. Todos poderão recorrer em liberdade.
Após as investigações, o contrato com a Providence foi cancelado pelo Estado. Não houve nenhum pagamento em favor da empresa. Leia mais.

Advertisement
Advertisement