A sugestão de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga

O zootecnista e professor Luiz Gonzaga não disputa a vereança nesta eleição em Maringá, pois está lecionando na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, em Guarapuava, de onde envia uma sugestão aos candidatos a prefeito da Cidade Canção.
A ideia, que pode ser utilizada por candidatos desde que citada a autoria, é em relação às árvores da cidade.

“Sabemos que um problema que não tá sendo discutido e sempre foi motivo de muita reclamação e preocupação dos moradores de Maringá é o risco e prejuízos causados pela idade e sanidade da arborização da cidade. Minha sugestão é que se faça uma concessão para uma cooperativa ou empresa ou consórcio de empresas para explorar toda a madeira oriunda da retirada ou manutenção das árvores urbanas, madeira esta que poderia ser utilizada nas caldeiras de agroindústria. Em troca as mesmas empresas fariam a substituição por espécies compatíveis com o perímetro urbano e também a manutenção das arvores remanescentes.
Esta substituição seria de forma escalonada e intercalada, para que não haja descaracterização do verde na cidade. Pelos meus conhecimentos, esta é uma proposta de alta viabilidade econômica, para ambas as partes e com ganhos significativos para a população e para toda nossa cidade. Simultaneamente, poderia, se pensar num processo de adoção das árvores novas por empresários ou contribuintes, que seriam retribuídos com descontos no IPTU”.

Advertisement
Advertisement