Justiça indefere registro de mais um candidato em Ângulo

Valdo

A chamada Lei da Ficha Limpa derrubou mais um candidato a prefeito e a vice. Desta vez, em Ângulo, na micro-região de Maringá. Agora, somente o ex-prefeito José Manoel Campos Silva (PV), o Zezão, aguarda julgamento.
Depois de Rogério Bernardo (PMN), atual vice-prefeito, a Justiça Eleitoral negou a candidatura de Erivaldo Lourenço da Silva, o Valdo (foto/PMDB), que ao lado do médico Thiago Tiessi Suzuki (PPS) formavam a coligação Unidos Seremos Fortes (PMDB, PPS, DEM e PSD)B.
Sentença da juíza eleitoral Leila Morgana Cian, publicada ontem à noite, acatou a impugnação apresentada por PMN e PDT e pelo Ministério Público Eleitoral. Valdo foi condenado em ação de investigação judicial eleitoral, em 2008, na qual foi reconhecida a prática de captação ilícita de sufrágio, consistente na compra de votos mediante a entrega de materiais de construção para eleitores, sendo imposta a cassação do registro de candidatura, além da inelegibilidade pelo prazo de três anos.
A condenação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral e, posteriormente, pelo Tribunal Superior Eleitoral, conforme sentença condenatória e decisões dos recursos juntadas aos autos pelo Ministério Público.
Erivaldo ficou inelegível pelo prazo de oito anos, contados da data das edleições municipais de 2008 (5 de outubro), quando teve seu registro cassado. O registro de seu vice, contra quem também havia denúncia, foi deferido, pois considerou-se que ele não é médico da prefeitura, e que presta serviços ao município porque venceu licitação, não precisando se desincompatibilizar.

Advertisement
Advertisement