O clima esquenta na segunda rodada de perguntas

O clima foi mais quente na segunda rodada de perguntas do debate da RICTV Record.
Ulisses Maia voltou a perguntar a Wilson Quinteiro. O vereador do PDT quis saber como ele cumprirá sua promessa de reduzir a taxa de água e esgoto. Quinteiro propôs fazer uma revisão da cobrança, e devolveu a pergunta, falando que ele foi secretário municipal.

Na réplica, Ulisses disse que o candidato não entendeu a pergunta e lembrou que durante a crise de água em Maringá Quinteiro estava em Curitiba, longe da discussão vivida pela cidade. Na tréplica, o candidato do PSB reclamou do que considerou forma agressiva com que foi tratado.
Wilson Quinteiro quis saber de Silvio Barros II porque ele tirou a eleição direta para diretores de escola. Silvio respondeu que com isso o Ideb de Maringá tornou-se um dos melhores do país e que a democracia não é mais importante que o ensino de qualidade. “Eu penso diferente. Quando a administração adota critério político ela fere a dignidade da pessoa humana”, respondeu Quinteiro. “Infelizmente vocês têm que reconhecer, mesmo não gostando, que temos os melhores índices na educação. Esta é a dignidade, a população que resultado”, disse SB II.
A Humberto Henrique o candidato do PP perguntou sobre sua preocupação com os cuidadores que atendem nas creches “Queremos uma educação de qualidade. Primeiro temos que resolver o problema da fila de cerca de 2 mil crianças esperando vagas. Quando o sr. deixou a prefeitura a fila era de 6 mil”, lembrou o petista. “Pra economizar dinheiro, a administração preferiu criar a vaga de cuidador infantil, sem qualquer qualificação, e isso é inadmissível”, acrescentou. Silvio fez a defesa da criação do cargo e ouviu que “o ator de educar, de cuidar, é do educador, do professor, não pode ser substituído”.
O petista perguntou a Ulisses Maia sobre a promessa de criação de ecopontos, prometida pelo ex-prefeito do PP, em 2009, e até hoje não instalados. “O prefeito deve ter equilíbrio, ser coerente e falar a verdade. O prefeito deve cumprir a lei, não deixar de cumprí-la”, disse. “Ficamos esses anos na Câmara cobrando, mas até agora nenhum compromisso com o meio ambiente”, disse. Humberto Henrique disse que os ecopontos não foram instalados porque isso não interessa ao grupo que está no poder. “Nós ainda não temos a coleta seletiva. 100% do nosso lixo está indo para o aterro, inclusive lixo reciclável, que podeira gerar renda e trabalho, e está criando prejuízo ao meio ambiente”, replicou Maia.

Advertisement
Advertisement