Cidadania

Odílio e Edmundo

O ex-deputado federal Odílio Balbinotti [na foto clm Edmundo Albuquerque] veio de Rondonópolis, no Mato Grosso, para votar em Maringá no último domingo. Ercílio Santinoni e Gilberto “Giba” Palma vieram de Curitiba e Paulo Morais Badan, que estava nos Estados Unidos, fez questão de chegar em Maringá na véspera da eleição.

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14 – 27)

APLAUDIDO
Ao votar em Curitiba no último domingo o juiz federal Sergio Moro, condutor da Operação Lava Jato, foi aplaudido. Sorriu mas não concedeu entrevista e nem fez declaração.

COMO FALIR?
Como é que uma empresa que atua no ramo de exportação de aves consegue falir com o setor ocupando a posição de maior exportador de frango e com o Paraná ocupando posição de destaque com um crescimento de quase 10%? A Secretaria de Comércio Exterior diz que até agosto passado a exportação foi 8,25% superior ao mesmo período do ano passado. O Cilinho sabe.

CÂMARA
Chico Caiana, presidente da Câmara Municipal de Maringá, convocou os vereadores para Sessão Ordinária que será realizada hoje, ,quando diversas matérias estarão sendo apreciadas.

LIMPEZA
O eleitorado maringaense fez uma verdadeira limpeza na Câmara Municipal de Maringá, já que na atual Câmara só foram reeleitos três: Bravin, Mário Verri e Caiana.

O REGRESSO
Depois de algum tempo fora do Poder Legislativo, Mário Hossokawa, do PP, Altamir Santos, do PSD, Odair Fogueteiro, do PHS, e Carlos Mariucci, do PT, voltarão a exercer o cargo de vereador.

AS BANCADAS
Enquanto o PMN que tinha três cadeiras na Câmara de Maringá perdeu todas, o PHS será a maior bancada na próxima Legislatura com três cadeiras, o PP, PSD, PV. PT e PTB terão duas cadeiras cada uma, enquanto PPS e PR terão uma cadeira cada um.

BOA ESTRÉIA
Fundador do PSD em Maringá, o empresário Divanir Braz Palma que foi o primeiro presidente local do partido, classificou como excelente a estréia do partido na eleição de 2016 já que conseguiu eleger dois vereadores com boa experiência política, que são Altamir Santos e Sidney Telles.

SEM MULHERES
Nenhuma mulher se elegeu para a nova Legislatura da Câmara Municipal de Maringá. Vale lembrar que na Legislatura de 1996 foram vereadores: Bia Correia, Arlene Lima, Edith Dias de Carvalho e Serafina Carrilho, e na Legislatura 2000 estavam lá: Edith Dias de Carvalho, Márcia Socrepa, Marley Martin Silva e Silvana Borges. Em 2004 foram eleitas: Edith Dias, Marly Martin e Márcia Socrepa. Em 2008 foi eleita apenas a Marly e em 2012 só Márcia Socreppa.

PERDENDO ESPAÇO
Não foram as mulheres que perderam espaço na Câmara Municipal de Maringá, mas também a classe médica que não elegeu nenhum representante. Na Legislatura 2009/2012 eram vereadores os médicos, Dr.Saboia, Heine Macieira, Dr. Manoel e Paulo Soni, ficando na Legislatura 2009/2012 o Dr. Sabóia e Dr.Manoel e para a próxima não foi eleito nenhum médico.

SEGUNDO TURNO
Se Silvio Barros e Ulisses Maia quiserem, a campanha em segundo turno pela Prefeitura de Maringá pode começar hoje. No rádio e televisão a campanha começa no dia 15 e irá até o dia 28. A eleição será no dia 30 de outubro.

CONVERSAÇÕES
As próximas horas serão de muitas conversas por parte de Silvio Barros e Ulisses Maia, os vencedores no primeiro turno com os perdedores visando aliança para o segundo turno. Vai ser preciso conversar com os que disputaram a Prefeitura, com os que se elegeram para a Câmara e até com os candidatos as vereador que não se elegeram, buscando a soma de todos. E a coisa é complicada porque o líder do partido nem sempre consegue conduzir todos os liderados.

NEUTRALIDADE
Comenta-se muito sobre os entendimentos de Ulisses e Silvio visando apoio dos partidos que ficaram fora da disputa, mas os dirigentes e aqueles que foram candidatos gostam muito de uma posição bem cômoda, que a da neutralidade, liberando assim filiados e simpatizantes partidários.

ANIVERSÁRIOS
Estão aniversariando hoje:
Rosa Conceição de Souza, Lúcia Benedita Moraes Lopes, Sandra Cristófoli, Hugo Eduardo Baptista Rosa, Cláudio Rodrigues Maciel, Ênio Ferreira Lopes, Letícia Barbosa.

Advertisement
Advertisement