Afazeres domésticos: meninas trabalham mais que os meninos

Unicef

Deve ter ministro do Temer com o rosto corado com o levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado hoje.
Segundo ele, meninas de todo o mundo que têm entre 5 e 14 anos de idade passam em média 160 milhões de horas a mais por dia fazendo tarefas domésticas na comparação com os meninos. O balanço de horas representa 40% a mais do tempo ocupado pelos garotos da mesma faixa etária nos afazeres domésticos.

Cozinhar, limpar a casa, cuidar dos irmãos e coletar água e lenha são algumas das atividades que muitas meninas precisam fazer todos os dias para ajudar a família.
A desigualdade de divisão de tarefas entre meninos e meninas começa cedo, a partir dos 5 anos. A especialista em gênero do Unicef, Anju Malhotra, explica que as garotas acabam perdendo a chance de estudar, de se desenvolver ou simplesmente de aproveitar a infância.
A diferença na distribuição do trabalho a partir da infância contribuiu para os estereótipos e para que as mulheres continuem tendo a jornada dupla na vida adulta.
O estudo do Unicef também revela que no sul da Ásia, no Oriente Médio e no Norte da África, as meninas entre 10 e 14 anos passam o dobro do tempo nas tarefas domésticas, na comparação com os garotos.
Burkina Faso, Iêmen e Somália são os países onde a desigualdade de divisão das tarefas domésticas é maior. Na Somália, por exemplo, as garotas passam um total de 26 horas por semana cuidando da casa.
O mundo tem 1,1 bilhão de meninas e o alerta do Unicef antecede as celebrações do Dia Internacional da Menina, em 11 de outubro.(Via Rádio ONU em Nova Iorque)

Advertisement
Advertisement