Operação Sibipiruna

sema

De acordo com release distribuído pelo MP, o Gaeco de Maringá cumpriu mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e em quatro residências da cidade dentro da Operação Sibipiruna. Das casas vistoriadas, três são de servidores da Secretaria do Meio Ambiente e uma é de um particular.
O release não informa, mas o blog soube que se tratam de José Luiz Nardo (na foto com o secretário Umberto Crispim), diretor-geral da Sema e ex-diretor do Instituto de Águas do Paraná em Maringá, Alessandro Fernandes da Silva e José Carlos Pinheiro, fiscais da secretaria.

Todos teriam sido afastados dos cargos nesta manhã. Pinheiro, que foi candidato a vereador pelo PMDB (452 votos), é o único estatutário dos três; Nardo e Alessandro são dois dos 515 cargos comissionados da administração municipal.
As buscas fazem parte da Operação Sibipiruna, que apura possíveis irregularidades na fiscalização ambiental de empresas da região, informa o MP. A investigação, realizada pela Promotoria de Justiça, teve início em outubro do ano passado.
O trabalho realizado pelo MP-PR aponta para a existência de um esquema entre fiscais da secretaria e um profissional da área ambiental que atua na cidade, pelo qual os servidores municipais aplicavam multas exageradas contra empresas e indicavam o especialista para tentar solucionar os problemas gerados pelas penalidades. O MP-PR apura também se as multas eram reduzidas após a intervenção do profissional da área ambiental.

Advertisement
Advertisement