Morre, aos 89 anos, o professor Geraldo Altoé

Geraldo_Altoé

Faleceu hoje, em seu apartamento, o professor Geraldo Altoé, pioneiro do ensino maringaense. Ele iria completar 90 anos no próximo dia 12.
Ainda não há informações sobre o horário do velório, que acontecerá numa das salas da Capela do Prever.

O professor Altoé nasceu em Venda Nova, município de Castelo, Espírito Santo, em 12 de novembro de 1926, filho de Ernesto Altoé e Santa Oliva Falquetto.
Fez o curso primário em Virgínia, atual Jaciguá (ES), o primeiro e o segundo grau em Lorena, São Paulo, sendo os cursos em Colégios Salesianos.
Simultaneamente com o curso clássico fez a Faculdade de Pedagogia e Filosofia em Lorena.
Em 1948, começou a carreira de magistério, lecionando nos Ginásios D. Helvécio (Ponte Nova, MG) e D. Bosco (Cachoeira do Campo, MG).
Em julho de 1950 deixou a carreira religiosa, regressando para a casa dos pais (Venda Nova, ES). Em 22 de junho de 1952 casou-se com Anna Teresa Sesconeto, com quem teve 4 filhos que lhe deram 9 netos.
Em julho de 1953 mudou-se para Maringá, onde reside até hoje. Lecionou no Ginásio Maringá (atual Marista) até 1975. Em 1955 fez parte do corpo docente do Ginásio Estadual de Maringá (atual Gastão Vidigal) ocupando cargos de professor e vice-reitor aposentando-se em 1985.
Em agosto de 1973 iniciou sua carreira na Universidade Estadual de Maringá, ocupando várias funções administrativas, além do magistério.
De agosto de 1976 a agosto de 1978 fez o Curso de Mestrado em História Social da América Latina na Universidade Federal Fluminense.
O professor Geraldo Altoé, pioneiro da cidade de Maringá, atualmente com 80 anos de idade, é uma figura marcante na história do município, tendo lutado pela criação das primeiras instituições de ensino, sendo inclusive fundamental na luta pelo surgimento da Universidade Estadual de Maringá, além de ter atuado como um dos primeiros pianistas da região, onde chegou a competir para criação do Hino de Maringá. Mestre pela Universidade Federal Fluminense, de grande atuação no magistério, é uma pessoa de influência no que condiz a educação na região.

Advertisement
Advertisement