Exposição conta a história do futebol amador e profissional

exposição

Será na próxima terça-feira, às 20h, na Casa de Bamba, o lançamento da Exposição Maringá Futebol Memória, promoção do Museu Esportivo.
A mostra, itinerante, irá até junho de 2017, percorrendo vários lugares da cidade.

Idealizada pelo jornalista Antonio Roberto de Paula, que também é o curador da exposição, contando na organização com a equipe da TV Clipping, liderada pela jornalista Simone Labegalini, a “Maringá Futebol Memória” é um resgate do futebol amador e profissional da cidade desde a década de 40.
Com fotos, textos, jornais antigos, camisas e faixas, a mostra pretende levar os visitantes para uma viagem ao esporte da Cidade Canção, com paradas mais longas nas décadas de 60 e 70. Além destas atrações, serão expostos painéis de poesias de De Paula sobre futebol, com a produção do designer Anderson Masson.
Outra novidade da exposição será a performance do artista plástico Tadeu dos Santos, que fará, durante o lançamento, a pintura de uma tela tendo o futebol como tema. O evento tem como apresentadores os jornalistas Marcelo Bulgarelli, Regina Daefiol e Marcelo Henrique e será transmitido ao vivo pelo facebook. Na oportunidade haverá o lançamento do site www.museuesportivo.com.br.
A exposição itinerante Maringá Futebol Memória tem o apoio da Viapar, Rádio CBN Maringá, Prefeitura de Maringá, Câmara Municipal de Maringá, Acim, Clinisport, Unicesumar, Liga de Futsal de Maringá e Academia de Letras de Maringá e é uma realização do Museu Esportivo. A “Maringá Futebol Memória” também tem o apoio de Helington Lopes, proprietário da Casa de Bamba, que cedeu todas as dependências da casa para o evento (avenida Nildo Ribeiro da Rocha, nº 4.449). As imagens e os adereços com a temática “samba”, presentes no ambiente deste tradicional espaço maringaense de apresentações musicais, serão mais um atrativo para os que lá estiverem pela primeira vez.
A foto que ilustra o cartaz é do time do Padre Novaes, início dos anos 60. Era jornalista também, veio para trabalhar na Folha do Norte e adorava futebol. Ele criou dois times formados por adolescentes em Maringá, o Corintinha e o Palmeirinha.

Advertisement
Advertisement