Anvisa divulga relatório sobre agrotóxicos em alimentos

Luiz Nishimori

A comissão especial que analisa a regulação do setor de defensivos fitossanitários promoveu audiência pública na última quarta-feira para discutir o gerenciamento de risco alimentar.
A audiência foi solicitada pelo deputado federal Luiz Nishimori (PR), uma vez que a comissão analisa o projeto de lei 3200/15, do deputado Covatti Filho (PP-RS), que revoga a Lei dos Agrotóxicos, substituindo o nome agrotóxico por defensivos fitossanitários e produtos de controle ambiental.

Participaram representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a coordenadora do Laboratório de Toxicologia do Curso de Farmácia da UnB, professora Eloísa Dutra Caldas, e o gerente de pós-registro da Gerência Geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Bruno Gonçalves Rios.
O deputado Luiz Nishimori (PR-PR) destacou a divulgação do relatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), que conclui que quase 99% das amostras dos alimentos analisados estão livres de resíduos de agrotóxicos que apresentam “risco agudo” para a saúde. O risco agudo está relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento que contenha resíduos.
Entre 2013 e 2015, o programa avaliou mais de 12 mil amostras de alimentos em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Foram avaliados cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes, totalizando 25 tipos de alimentos. O critério de escolha foi o fato dos itens representarem mais de 70% dos alimentos de origem vegetal consumidos pela população brasileira. Em nota oficial a Anvisa atestou que quase 99% das amostras analisadas entre 2013 e 2015 estavam livres de resíduos de agrotóxicos que representam risco agudo para a saúde.

Alimentos
Advertisement
Advertisement