Dez medidas: Enio Verri divulga nota justificando o voto

O deputado federal Enio Verri (PT), que votou pela responsabilização de promotores e juízes, divulgou nota justificando seu voto à emenda do projeto das 10 medidas contra a corrupção. Diz a nota:

“A corrupção é um ato inerente ao ser humano. Ela existe desde o surgimento da humanidade, entre os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia. Ela não é endêmica de lugar algum. É passível de se concretizar onde há presença humana. Mas, não é porque ela existe que deva ser tolerada. Nesse sentido, toda a sociedade brasileira apoia os esforços no combate à corrupção dos órgãos de fiscalização e controle, valorizados e fortalecidos nos últimos 13 anos.
Se, por um lado, a autonomia responsável dos órgãos é necessária para a execução da sua missão, nenhuma pessoa, instituição ou lei em vigor no País está acima da Constituição Federal de 1988. Dessa forma, o posicionamento do mandato do deputado Enio Verri, assim como o do Partido dos Trabalhadores (PT), na votação do PL 4.850/2016, foi no sentido de proteger os fundamentos da Constituição Cidadã.
As medidas anticorrupção apresentadas pelo Ministério Público e apoiadas pela assinatura de milhões de pessoas são de grande contribuição para se coibir a corrupção. Porém, algumas propostas atentavam contra princípios constitucionais basilares, como o fim da presunção de inocência, a prova contra acusação ser ônus da defesa, a violabilidade do Habeas Corpus, teste de integridade aplicado em servidores públicos que oferece espaço para a produção de flagrante forjado, sem condições de defesa.
Grande parte dos dispositivos não dizia respeito apenas ao combate à corrupção, mas se referiam a mudanças nos códigos Penal e de Processo Penal, como o princípio da não retroatividade de pena por crime não tipificado anteriormente. Esse princípio é uma proteção a todos os cidadãos comuns. O PT apresentou destaques para retirar dispositivos que reduziam instrumentos da defesa.
Sou absolutamente contra a prática do Caixa 2. Esse tipo de crime era previsto apenas no Código Eleitoral. A partir da aprovação do PL 4.850/16, o crime passa a ser previsto no Código Penal. Ou seja, é uma tipificação nova e não pode retroagir para punir alguém ou instituição que tenha cometido o crime, agora tipificado.
A CF 1988 determina a harmonia e a independência entre os poderes da República. Para exercerem suas funções, são dotados de prerrogativas legais e, ao mesmo tempo, de responsabilidades para com a sociedade. Executivo e Legislativo são os mais abertos e transparentes entre os poderes. São acessados a todo momento e seus membros são cobrados por seus atos, inclusive com penas de prisão.
O mandato para o qual fui eleito e o partido que represento entendemos que nenhum poder da República está acima da CF. Portanto, não vemos afronta e nem vingança contra o Judiciário e o Ministério Público, a possibilidade de seus membros prestarem satisfações sobre seus atos.
Pelo contrário, vemos como um reforço à credibilidade das referidas instituições, aproximando-a da sociedade. Um órgão com respeito à credibilidade que a sociedade tem por ele, jamais admitiria a gravação ilegal de uma conversa telefônica entre pessoas com foro privilegiado, em meio a uma investigação protegida por segredo de justiça e a divulgação do conteúdo na maior rede de comunicação do País. Fora da Lei, não [há] segurança para ninguém”.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.

27 pitacos em “Dez medidas: Enio Verri divulga nota justificando o voto

  1. Lava Jato diz:

    Sua hora vai chegar!!!!!

    Este cidadão recebeu dinheiro da OAS, UTC e Andrade Gutierrez na sua última campanha para prefeito.

    Qual seria o interesse das megas além de obras da Petrobras????

  2. Aristides Taborianski diz:

    Meio,
    Justificar é um mau negócio.
    O seu voto ocorreu para o bem do povo brasileiro para defender seus pares enrolados na Lava Jato?
    Você votou contra o povo e verá o resultado nas urnas.

  3. O Énio é uma integra e honesta, opiniões com base na globo, não amadurece a democracia, o Énio defendeu direito, quem vota no enio verri sabe bem de que lado ele está, agora nossos porque não vão encher o saco do edmar, luix nishimori e ricardo barros que votaram para acabar com os direitos do trabalhadores, difícil né pq vcs são a favor. demagogos.

    • Alberto Silva diz:

      Olha aqui Anônimo das 13:25hs, aqui está falando do Pronunciamento da Justificativa do Dep. Ênio Verri e não de outros que também estão comprometidos com a corrupção e votaram junto com ele.
      Esse Deputado, que com certeza nunca mais será eleito para nada, pois também está comprometido com a Corrupção do PT e outros Partidos aliados, é realmente uma vergonha para nós Maringaenses.
      Esperamos que o Povo Paranaense lembre nas próximas Eleiçôes e consiga também renovar a Câmara dos Deputados, não reelegendo este e outros que trabalham a favor de interesses de Grupos.

      • Integro como o Lula, a Dilma, o Paulo Bernardo, a Gleise, o Dirceu, o Vacário, O Silvinho, o André Vargas, e se precisar posso nominar mais.

        Ingênuo raleia, mas não acaba.

      • Olha só Alberto Silva, você deve um alienado mesmo, o enio já fez muito por nosso cidade e pelas cidades da região, uma vergonha mesmo é votar no ricardo barros, edmar arruda e nishimori, que foram coniventes com desmando desse atual governo, PT não rouba é pessoa jurídica meu querido, quem rouba são pessoas, essas sim devem responder pelos seus crimes com direito é claro do contraditório, não me vergonho de ter o enio como deputado federal muito pelo contrario, agora vc é muito ingenuo, a nossa sociedade esta divida em vários segmentos, cada um defendendo o interesse de cada, acho que deveria mesmo meu caro é se informar mais sobre o Ênio e sua historia.

  4. ambrosio brambilla diz:

    Seria a hora de jogar o lixo pra debaixo do tapete ??
    Assim pensam alguns deputados pensando em salvar o futuro do Brasil.

  5. O Enio, pela votação, está apenas tentando se proteger…ele…. e seus amigos petistas…e esta é a razão…apenas esta.
    Agora, tentar ficar justificando o porque votou daquela forma é conversa pra boi dormir…ficar buscando fatos históricos pra tentar enrolar o povo brasileiro….só na cabeça dele….e o duro é que ainda tem gente que acredita num cara desse….acorda petezada….

  6. Em entrevista para o site UOL Miguel Reale Jr conceituado jurista signatário do pedido de impeachment de Dilma dispara procuradores estão fazendo tempestade em copo d água não há nada de catastrófico como estão alardeando por aí leiam.

  7. Dr. Kuca Belludo diz:

    “entre os rios eufrates…………….” o cara recebeu uma ordem do ricardo barros como votar e tentou encher linguiça no pronunciamento kkkkkkkkkkkkkk

  8. Juca Baioneta diz:

    Vai dormir “CARA SUJA”…..Voce envergonha Maringá….com sua postura medíocre, e pastosa…..
    Vai chorar na barra da saia da Gleise….sua santa protetora, que tá mais enrolada que cobra acasalando….

  9. Decepção é a palavra que a boa educação me permite usar neste momento, mas a resposta que o Senhor merece será dada nas próximas eleições… aguarde!!

  10. Cid Gomes: “Tem lá (assembleia legislativa) uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas.”

    Romero Jucá: “precisamos estancar essa sangria!!”

    Deixo por conta de vocês as reflexões sobre essas profecias!!!

  11. É inacreditável, 10 medidas assinadas por 2,5MM de Brasileiros, sendo elas o anseio de 90% da população e destruída por partidos e deputados que deveriam nos representar, e por interesses próprios e pessoais, mascaram e ainda tentam justificar o inaceitável. Ora, porque justificar, se vocês deputados tem certeza do que fizeram ? É só assumir e pronto…..Não se esqueçam, teu eleitorado acordou, ou melhor, toda a população agora acompanha seus representantes e, certamente em qualquer outro desafio, não nos representará nem na esfera municipal.
    Até logo gente boa…

  12. EagleEyeAnonymous diz:

    “A corrupção é um ato inerente ao ser humano. Ela existe desde o surgimento da humanidade, entre os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia. Ela não é endêmica de lugar algum. É passível de se concretizar onde há presença humana. Mas, não é porque ela existe que deva ser tolerada. Nesse sentido, toda a sociedade brasileira apoia os esforços no combate à corrupção dos órgãos de fiscalização e controle, valorizados e fortalecidos nos últimos 13 anos”. VALORIZADOS E FORTALECIDOS NOS ÚLTIMOS 13 ANOS UM OVA! É QUE O PT ROUBOU TANTO NOS ÚLTIMOS 13 ANOS, CONFIANDO NA IMPUNIDADE DOS SEUS “PROBOS E ILIBADOS LIDERES” – CUJA MAIORIA ESTA PROCESSADA OU NA CADEIA MAS FALTANDO AINDA O “CAPO DI TUTTI CAPI”, O CHEFE DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, QUE NÃO SABIA DE NADA….. MAS ELE SABE QUE A A HORA DELE ESTÁ CHEGANDO!!! ESSE DISCURSO DO ENIO VERRI BEIRA AO RIDÍCULO. É A LADAINHA DE SEMPRE…. A CORRUPÇÃO É UM ATO INERENTE AO SER HUMANO….., TENTANDO NOS PASSAR SUBLIMINARMENTE A MENSAGEM DE QUE A ROUBALHEIRA NÃO COMEÇOU COM O PT… GOEBBELS, MINISTRO DA PROPAGANDA DE HITLER FAZENDO DISCÍPULOS….E POR AI VAI! SÃO OS VERDADEIROS PIGMEUS DO BOULEVARD, COMO DIRIA, PASMEM, O CHICO “VISIONÁRIO” BUARQUE….. AOS POUCOS, PELA ÚNICA ARMA QUE NÓS, POVO, TEMOS – O VOTO – ELEIÇÃO PÓS ELEIÇÃO, VAMOS COLOCANDO OS “POLÍTICOS” QUE NÃO MERECEM CRÉDITO, SEJA DE QUE PARTIDO FOR, QUE AFRONTAM, QUE ROUBAM O PAÍS, UM A UM, NO LUGAR QUE ELES MERECEM. ALGUNS NA CADEIA E OUTROS NO LIMBO DO ESQUECIMENTO! TUDO ISSO, VAI PASSAR…..!

  13. Esta na Folha de Sao Paulo,um Deputado que votou contra os Brasileiros o povo jogou tomates nele, nos nossos vamos jogar. Tomates batata podre,pode ser qualquer merda que combina bem com a categoria destes meliantes !!!

  14. sebastião diz:

    FDP… o que vocês fazem todos os é rasgar a constituição.

    Algo grave fez o Senado Federal. Rasgou a Constituição da República na frente do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para manter os direitos políticos da presidente cassada Dilma Rousseff (PT). Tudo isto com a batuta do senador e presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB). O peemedebista defendeu que isto fosse feito como uma forma de não punir tanto assim Dilma. Não cabe ao Senado decidir sobre dosimetria de pena. Cabe ao Senado da República o seu papel previsto no artigo 52 da Constituição Federal e só! Sem mais, nem menos.

    Desde quando deixar de cumprir a lei é ser justo com alguém?

    Lá – no artigo 52 – é dito de forma bem clara, em seu parágrafo único: “Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por OITO ANOS (grifo meu), para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis”.
    http://www.cadaminuto.com.br/blog/blog-do-vilar/291964/2016/08/31/o-que-faz-o-senado-ao-rasgar-a-constituicao-na-frente-do-presidente-do-stf

    O que senhor me diz do texto acima.

    O que esse porco está dizendo é o seguinte sempre existiu estupro, sempre existiu roubo… ou seja, sempre existiu maldade, a sociedade tem que acostumar com isso.

    Deputado chega de Mimimimi… você terá a resposta nas urnas.

Deixe seu pitaco