Capacidade de endividamento de Maringá cai 70,16% em 4 anos

endividamento

A capacidade de endividamento de Maringá caiu mais de 70% nos últimos quatro anos (gestão Pupin/Barros), e coloca o município numa situação complicada na hora de tomar empréstimos.
A capacidade de endividamento indica que a dívida pública está no limite e que fica difícil manter a contrapartida obrigatória ao financiamento porque todos os empréstimos feitos pelo município vão impactar neste endividamento.

O levantamento foi feito por Allan Márcio, do Controle Social de Sarandi, junto ao Cadip – Sistema de Registro de Operações de Crédito com o Setor Público do Banco Central do Brasil.
Das principais cidades da região metropolitana de Maringá, Marialva é a melhor em capacidade de endividamento, tendo crescido 117,93%, seguida de Sarandi com 99,73%. “Maringá, pasmem, é aquela a sofrer o maior recuo, 70,16%, no intervalo estudado, saindo de uma capacidade de endividamento de R$ 485,8 milhões em setembro de 2012 para R$ 144,9 milhões em setembro de 2016”.
Quando se observa a capacidade de endividamento em termos das principais regiões metropolitanas do Paraná, novamente Maringá é aquela com maior queda, 70,16% seguida de Cascavel, 40,05% e aquela cidade com maior destaque metropolitano foi Paranavaí, crescendo incríveis 262,87%.
“Portanto, nossos administradores destas cidades com recuos expressivas ou aumentos devam redobrar suas atenções fiscais porque estamos num ciclo de “derretimento” das receitas tributárias e elevações das despesas públicas. Enfim, ou se trabalha na velha linha do “choque de gestão” ou a falta de gestão congestionará todo sistema de serviços públicos destas cidades, onde no final quem pagará a conta será o cidadão”, analisa Allan Márcio. Leia mais.

Advertisement
Advertisement