Atenção novos vereadores

vereador

No final de 2011, o Rigon postou texto de Sir Carvalho, que reproduzimos:
‘As câmaras de vereadores do Brasil agem dizendo amém aos prefeitos, com raras exceções, não discutem, não auditam, tampouco analisam os atos de forma prévia. Só existem dois partidos depois das eleições: os a favor – maioria, e os contras – minoria.
Este arranjo de gestão é cultural e vem desde a formação do Brasil colônia, com o beija-mão ao Rei. Mas em 1988, com a nova Constituição, isto deveria ter mudado, pois os vereadores receberam autorização para fiscalizar e legislar. As câmaras, da forma que a Constituição determina, precisam contar com grande capacidade técnica operacional, para acompanhar todos os atos que envolvem a gestão dos tributos, visto que os representantes do povo não precisam ter formação para tal, até jogador de futebol pode ser vereador.Mas não é isto que se constata, basta uma visita a qualquer câmara de vereadores para constatar o inegável despreparo dos quadros funcionais. Contratação de “cabos eleitorais” para assessorar os vereadores – é um cego guiado por outros. Se um vereador é obrigado por lei a analisar a dotação orçamentária municipal, acompanhar as compras públicas, aprovar Planos Plurianuais, etc. e não tem formação para tal, deveria contar com uma equipe técnica de alto nível na câmara – equipe concursada, devidamente independente, que emitisse pareceres, que seriam votados pelos vereadores, de acordo com suas consciências. Não é isto que ocorre, nada entendem, na maioria dos casos, mas votam e aprovam coisas que sequer discutiram, a pedido do prefeito, e em troca o prefeito atende os requerimentos e indicações de colocação de postes, nome de ruas, pontos de ônibus, etc. Este quadro dantesco tem colocado o Brasil em situação de atraso, premia a ineficiência da Gestão, a falta de resultados efetivos no gasto público, etc. Ao contrário do quê se prega por aí, a reforma política do país passa pelas câmaras de vereadores, antes de tudo. Ou as Câmaras mudam ou o Brasil continua a produzir a desgraça no serviço público!-(*) Sir Carvalho- Consultor, fundador dos Observatórios Sociais, criador de metodologias de acompanhamento de gestão e das compras públicas.’
Meu comentário (Akino): Que este texto sirva para reflexão dos novos vereadores, particularmente os de Maringá. Ajudem o prefeito Ulísses Maia. Não deixem que ele caiam em algumas armadilhas que estão sendo colocadas, como verdadeiras ‘cascas de bananas’. Reforma do aeroporto, continuação do contorno da UEM, Cortorno Sul Metropolitano. Obras de grande interesse do que se considera dono da cidade, podem trazer graves consequências para o prefeito e o contribuinte.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement