Comissão Processante pode cassar mandato do vereador Nito

Sarandi

José Aparecido Nito (PP), vereador reeleito de Sarandi e pivô de um escândalo que envolve declarações sobre compra de votos para a eleição da próxima mesa diretora da câmara municipal, pode perder o mandato.
Nesta quarta-feira o eleitor Marco Matos formalizou o pedido de abertura de Comissão Processante contra o vereador, por cometimento de infração político-administrativa.

Nito – que na foto abaixo aparece na piscina ao lado de colegas eleitos e do prefeito Walter Volpato (PSDB) – teria quebrado o decoro e se mostrado inapto para o cargo, já que declarou que embolsava as diárias recebidas do Legislativo e que recebeu proposta financeira para votar no candidato a presidente de Volpato, a pedido do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP).

Sarandi

E as gravações feitas por Nito continuam circulando. Uma delas fala em valor que seria pago a mais para cada vereador em caso de vitória do candidato a presidente indicado por Volpato. Em outra gravação Nito é bem claro: diz aos ex-companheiros do grupo com o qual havia assumido compromisso que a turma ligada ao prefeito poderia eleito poderia até promover “sequestro de vereador” para garantir a vitória no Legislativo.
O que se percebe nas redes sociais é o que o prefeito eleito nem assumiu e já está pisando sobre suas promessas de campanha. Entre elas, a de que não faria acordos políticos espúrios envolvendo cargos na prefeitura. Repito a pergunta feita hoje na Jovem Pan: o que leva um chefe de um poder a cooptar votos para eleger o chefe do outro poder que, em tese e de acordo com a lei, deveria fiscalizá-lo?

Advertisement
Advertisement