Maringaense é citado em ação do Gaeco em Guarapuava

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarapuava fechou nesta sexta-feira escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná para cumprir mandato de busca e apreensão.
Segundo o promotor André Bortolini, de União da Vitória, foram coletados documentos que possam servir para apurar denúncias de corrupção, que teriam a participação de funcionários do IAP em um suposto esquema de corrupção ativa e passiva na liberação de licenças ambientais.

O blog soube que a denúncia envolve o emoresário maringaense Ailson Costa Paulo, proprietário da Rebouças Empreendimentos Imobiliários. Ele aparece numa interceptação indireta supostamente tratando de propina com o servidor Nelson Cleto Junior. Na conversa interceptada, de 7 minutos, eles trataram de empreendimentos realizados em outras cidades e de um mais recente, um loteamento em São Mateus do Sul. Segundo o Ministério Público Estadual, em determinado momento “o teor da conversação entre os interlocutores passa a ter uma conotação ilegal”.
Ailson Costa Paulo, que também é sócio da Cruz de Malta Serviços Integrados Ltda. e da Agnus Empreendimentos Imobiliários Ltda., diz que vai precisar elaborar o projeto de liberação do loteamento e pergunta se Nelson poderia indicar engenheiros para isso. Nelson, ainda segundo o relato do MP, diz que irá repassar por e-mail uma relação com três nomes de engenheiros, onde o primeiro da relação seria o melhor.
O empresário pergunta em seguida se a aprovação do loteamento seria feito pelo IAP de União da Vitória, e o servidor confirma. “Tá bom então, quando tiver pronto o projeto e protocolado, aí eu marco um dia e a gente vai pessoalmente então, se conhece e estreita os laços aí”. Para o Gaeco, a atitude “está bastante suspeita, visto que, após protocolada a solicitação, Ailson teria que esperar o trâmite legal dentro do órgão e não se encontrar com Nelson pessoalmente”. Para o MP, “muito possivelmente Nelson indicou um dos engenheiros que
trabalham com ele nos supostos esquemas já relatados”.

Advertisement
Advertisement