Medicamento usado contra o câncer está em falta em Maringá

talidomida

A talidomida, substância que associado a outro quimioterápico é utilizada no tratamento contra o câncer, está em falta em Maringá.
O medicamento tem fornecimento controlado, devido ao risco de ser ingerido por homens e mulheres em idade fértil, podendo gerar crianças com graves sequelas.

Na semana passada, um leitor do blog que utiliza o medicamento foi à Secretaria Municipal de Saúde e recebeu a má notícia sobre a talidomida, que por ter efeito sedativo e anti-inflamatório é usado no controle do câncer Mieloma Múltiplo.
“Pasmo fiquei quando a funcionária me informou que não havia tal medicamento em estoque e a falta era a nível nacional. Esse medicamento não existe à venda no mercado, somente o poder público fornece. Então como se chega a tal situação?”, pergunta o leitor, que acrescenta: “Pergunta-se: o que o ministro da Saúde está fazendo? Será que ele tem conhecimento dessa situação? Ou será que, preocupado com os arranjos políticos esqueceu de administrar seu ministério? É penoso acreditar que os detentores do poder acham que o câncer vai ficar estacionado, enquanto faltar o medicamento, ou para eles as vidas em risco não é importante. Essa é a situação de descalabro que tomou conta nesse pobre país”.

Advertisement
Advertisement