Colaboradores da Viapar doam sangue

Doação

Na manhã de hoje colaboradores da concessionária de rodovias Viapar interromperam as atividades para doar sangue no hemocentro do Hospital Universitário Regional de Maringá.

Um deles foi o almoxarife Adenilson Adalberto Mechelini. “É um gesto de amor ao próximo, além de uma necessidade, principalmente nesta época de festas quando a demanda aumenta bastante nos bancos de sangue”, comentou.
Quem também não mediu esforços para participar desta ação voluntária foi a assistente administrativo, Yara Maria Ferreira, a qual trabalha no departamento de engenharia da Viapar: “É a primeira vez que vou doar. Minha mãe sofreu com uma grave doença e precisou tomar muito sangue, agora é minha vez de ajudar outras pessoas”.
Segundo a enfermeira do trabalho da concessionária, Daiana Cristina Nunes Cavalieri, cada bolsa de sangue pode ajudar a salvar até três vidas, uma vez que se retira o plasma, hemácias e as plaquetas. “Com esta iniciativa queremos conscientizar os colaboradores sobre a importância da doação de sangue e mostrar que a empresa está engajada em causas sociais”, convidou.
A assistente social do hemocentro do HUM, Teresa Maria Pauliqui Peluso, revelou que a unidade necessita de 40 a 50 doadores, diariamente, para que seja feita a manutenção dos estoques. “Existem componentes que vencem em cinco dias, por isso a importância da frequência na doação e de iniciativas como esta. Esse sangue serve para atender 30 hospitais de Maringá e região”, informou. “Todas as pessoas que tiverem entre 16 e 69 anos podem se candidatar a doar”
Menores de idade necessitam de um acompanhante legal. O doador também precisa estar em boas condições de saúde, não fazer o uso de determinados medicamentos, pesar acima de 50 quilos, estar descansado e alimentado. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement