Vinte e um anos II

Prefeitura

Para esclarecer minha história de 21 anos como maringaense, faço um resumo do que lembro da política, por aqui, neste período.
Cheguei em 1996 e houve eleição. Simpatizante que era do PSDB, de Fernando Henrique, torci pela eleição de Jairo Gianoto, embora não tivesse transferido o domicílio eleitoral.

Acompanhei a eleição de Ulisses Maia, presidente da Câmara, um jovem com carreira promissora. Nos quase quatro de gestão, alienado político que era, fui enganado pela propaganda de O Diário e sobretudo do Pinga Fogo, que constantemente entrevistava Jairo, chamando de o ‘bigodão’. Não conhecia, nem ouvia falar de Paolicchi, e quase votei em Jairo na eleição de 2000.
Tudo mudou e graças à denuncia de Silvio Name Junior, em um debate no final da campanha, descobri tudo. Logo em seguida vieram as denúncias do MP estadual e federal, e Jairo nem foi para o segundo turno. O PT de José Cláudio aparecia, salvo engano, com menos de 5% nas pesquisas. Dr. Batista era favorito e no final os dois foram para o segundo turno. Sinceramente não lembro em quem votei no primeiro turno, mas no segundo aderi inteiramente à campanha de José Cláudio, trabalhei e votei. José Cláudio assumiu e pegou uma terra arrasada. Até John, que como presidente da Câmara assumiu no afastamento de Jairo (o vice Marquinhos Alves, que era um promissor político, enterrou sua carreira ao ser eleito vice de prefeito e ter renunciado para continuar deputado), foi prefeito por 60 dias. Continuo em outra postagem.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement