Sem previsão orçamentária, servidor não terá ganho real

Assembleia-Sismmar

Os servidores municipais deixaram a segunda assembleia da campanha salarial, ontem à noite, na Câmara Municipal, sem uma proposta oficial da prefeitura para o reajuste da categoria.

Em mesa de negociação com o Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar), a administração solicitou mais tempo para avaliar a possibilidade de conceder a reposição da inflação.
Em ofício entregue ao Sismmar, o chefe de Gabinete, Domingos Trevizan, repetiu explicação dada pelo secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, de que a administração anterior não deixou previsão orçamentária para a data-base da categoria (1º de março). O governo também considerou impossível o reajuste acima da inflação.
“Há impossibilidade de ganho real, diante do comprometimento da folha do município com os gastos com pessoal e do compromisso da administração com o pagamento do vale”, diz trecho do ofício da prefeitura.
Na assembleia, os servidores manifestaram o descontentamento com a falta de garantia, neste momento, para a reposição da inflação. “Se a administração não aceitar dar ao menos a inflação, nós vamos parar”, comentou a presidente do Sismmar, Iraídes Baptistoni, diante de um plenário lotado. “Não é o vale-alimentação que vai calar a boca dos servidores. Se não der reajuste, nós vamos fazer greve de novo”, acrescentou.
No ano passado, a categoria entrou em greve para cobrar a reposição da inflação de 11,08%, que foi concedida de forma parcelada após cinco dias de paralisação. Este ano, os servidores da prefeitura reivindicam novamente 11,08%, o que equivale a 5,13% de reposição da inflação – prevista pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) – mais 5,95% de ganho real.
Líder do prefeito na Câmara, o vereador Jean Marques (PV) avaliou como pouco provável que o prefeito Ulisses Maia (PDT) apresente proposta de reajuste abaixo da inflação. Segundo Marques, já houve uma conversa entre os vereadores sobre o reajuste. “Independentemente de qualquer coisa, nós (parlamentares) não vamos votar nada abaixo da inflação”, comentou.
Além de Marques, participaram da assembleia de ontem os vereadores William Gentil (PTB), que também é servidor de carreira, Belino Bravin (PP), Do Carmo (PR) e Carlos Mariucci (PT).
Quanto ao vale-alimentação de R$ 250 (com R$ 50 de contrapartida dos servidores), a administração informou que o pagamento – que não será retroativo – está previsto para a segunda quinzena de março, com acompanhamento da licitação por uma comissão formada pelo Sismmar. O benefício foi aprovado em lei, em janeiro.
Para analisar a proposta que proposta de reajuste que será apresentada por Ulisses, nos próximos dias, o Sismmar agendou nova assembleia para 7 e março, às 18h30, na Câmara. (Sismmar – Foto: Valter Baptistoni)

Advertisement
Advertisement