LED na Raposo Tavares

Iluminação

A Prefeitura de Maringá passa a testar a iluminação LED, a partir desta noite na praça Raposo Tavares, no centro da cidade.
Lâmpadas LED foram colocados no topo de um poste com 12,5 metros de altura.

O poste foi instalado hoje pela manhã como parte das medidas para garantir mais segurança aos usuários da praça. O equipamento, em fase de teste, vai se tornar padrão na iluminação pública da cidade. Lâmpadas de LED são mais econômicas e têm menor custo de manutenção. A Semusp testa atualmente dois tipos de luminárias com o novo sistema.
“Nosso objetivo é instalar lâmpadas de LED em todas as ruas, avenidas e praças da cidade”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira, lembrando que o sistema consome cerca de 40% menos energia e sua simplicidade, com menos mecanismos de apoio, como suportes e proteções, reduz investimentos na manutenção. Outro aspecto positivo é a durabilidade das lâmpadas, superior ao sistema tradicional, o que reforça a tese de economia.
“A luminosidade, muito superior às lâmpadas comuns, também favorece o investimento na troca de todo o sistema”, defende o secretário, acrescentando que outro aspecto relevante do uso de diodos emissores de luz é a sustentabilidade, considerando que a redução na emissão de dióxido de carbono na atmosfera é considerável. Estima-se que a iluminação pública seja responsável por cerca de 25% da emisão de gás carbônico na atmosfera.
O reforço da iluminação na praça Raposo Tavares faz parte de outras medidas para assegurar mais tranquilidade aos usuários do transporte coletivo. Com o deslocamento dos pontos de ônibus para a rua Joubert de Carvalho, necessário para a retomada das obras do novo terminal urbano, o movimento de pessoas na praça e em seu entorno vai aumentar, o que exigirá mais segurança. A demolição do terminal deve ser realizada ainda este mês. (PMM/Foto: Márcio Naka)

Advertisement
Advertisement