Luiz Nishimori promove debate sobre pequenas culturas

Nishimori

Foi realizada ontem mais uma audiência pública requerida pelo relator da comissão especial para apreciar o projeto de Lei 6299/2002 que visa regulamentar o uso dos defensivos fitossanitários, deputado federal Luiz Nishimori (PR), e pela presidente da comissão, Tereza Cristina (PSB-MS).

A audiência discutiu a disponibilidade e utilização de produtos fitossanitários no contexto das pequenas culturas, comumente chamadas “minor crops”.
O parlamentar entende que é hora de o Brasil acabar com o preconceito que foi criado sobre os defensivos fitossanitários. Segundo Nishimori, que também é coordenador de Relação Exterior da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado no final de 2016, demonstra que 99% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são seguros e o 1% restante é constituído basicamente de abacaxi e laranja. No entanto, a concentração dos defensivos ocorre na casca dessas frutas, que não costumam ser consumidas pela população. “Os alimentos são seguros”, ressaltou Nishimori.
O parlamentar ainda ressaltou que é preciso muito diálogo e cooperação, “a cooperação e colaboração entre os setores, isso é muito importante. A intenção é fazer uma legislação moderna há 40 anos o Brasil era importador de alimentos e hoje somos exportadores”.
Entre os convidados estavam Daniel Kunkel, Ph.D, diretor associado do Projeto IR-4, focado em soluções para o manejo de pragas em pequenas culturas (‘minor crops’), vinculado à Universidade Estadual de New Jersey/EUA, Marcos Alvarez, diretor do Departamento de Agricultura e Agro Alimentos do Canadá (AAFC), representando Manjeet Sethi, e Alan Norden, diretor Executivo de Registro e Avaliações da Autoridade de Pesticidas e Medicamentos Veterinários da Austrália.

Advertisement
Advertisement