Maringá lidera ranking das 100 grandes cidades do Brasil

Maringá

Reportagem de Valéria Bretas publicada nesta manhã no portal da revista Exame divulga resultado de estudo da consultoria Macroplan que coloca Maringá como líder entre as 100 melhores grandes cidades do Brasil.

Das 10 grandes cidades com melhor desempenho no ranking, oito são da região sudeste. Maringá superou as paulistas Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Franca e Campinas.
Para chegar a esta conclusão, a consultoria analisou os municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores divididos em quatro áreas distintas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade. Os pesos dos indicadores e das áreas que compõem o índice foram divididos da seguinte forma: 35,3% para educação e cultura; 35,3% para saúde; 20,6% para infraestrutura e sustentabilidade e 8,8% para segurança.
O ranking foi formado por um índice que vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida no local.
Na área de saúde, por exemplo, Maringá ficou na 5ª posição entre as 100, com um índice de 0,686. O que, segundo a análise da Macroplan, significa que a cidade tem elevada cobertura de atendimento básico, baixa taxa de mortalidade infantil e elevada proporção de bebês nascidos vivos. Leia mais.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

17 pitacos em “Maringá lidera ranking das 100 grandes cidades do Brasil

  1. Todos os prefeitos que administraram Maringá, tiveram participação para chegar nesse ranking e por sinal é a obrigação dos gestores públicos que são eleitos para trabalhar pela cidade e população.

  2. O que está errado realmente deve ser criticado, investigado e punido, agora o que está correto os mesmos que criticam devem ter a humildade e reconhecer que nem tudo nesses 12 anos foram errado.

  3. Se esta bom calcule agora com esta nova administração abrindo CPI, colocando o parque para funcionar, realizando reciclagem do lixo, limpeza nos bairros, plantando árvores na próxima pesquisa estaremos entre as dez e com muita transparência.

    • E Ponce vc faz parte da burguesia Maringáense.. Vc não tem filho na escola onde a maçã está chegando passada e tem escola que passou para as crianças até a maçã já estraga dá… Vc não vai na escola e vê que os professores mau receberam capitação
      Aliás resolveram fazer isso essa semana..E está sendo a mesma droga de antes. Afinal a secretária é amadora e só sabe dá escola dela que é uma escolinha particular…. Nem diferente dá pública…E pra quem foi expulso do núcleo..E retornou via politicagem sabe com Queen estamos lidando.. Vc não vão em posto que não tem médico. Que o secretário está no cargo por interesse sim Filantrópicos do hospital..A vá carta coquinho.bom

  4. Agora não podemos negar que o Ulisses, até aqui faz uma boa administração. Só que já se tornou uma pessoa intragável, é muita exposição na mídia, contratou quase todos os blogueiros da cidade e região para falar bem dele. a prefeitura tá abarrotada de radialistas pseudos JORNALISTAS.

  5. Dá secretária dá saúde dá educação dá administração etc diz:

    Será que terá Competência eC.. para manter ela em primeiro lugar? Cara no andar da carruaguem amadoramente como estão fazendo. Logo o negócio vira…. Que tá amador está…. Saúde camuflada.. Educação amadora… Setran desleixado…. Cultura amadora…. e aí vai….Precisam sair do casulo e deixar de olhar para seu próprio umbigo….E prefeito só não vê porque não que r

    • Dá secretária dá saúde dá educação dá administração etc diz:

      Será que terá Competência eC.. para manter ela em primeiro lugar? Cara no andar da carruaguem amadoramente como estão fazendo. Logo o negócio vira…. Que tá amador está…. Saúde camuflada.. Educação amadora… Setran desleixado…. Cultura amadora…. e aí vai….Precisam sair do casulo e deixar de olhar para seu próprio umbigo….E prefeito só não vê porque não que r

      • Profissionalmente era o Grilo, o Crispim, o Mussio, o Viana, o que esses caras foram na vida, o que já contribuíram positivamente para a cidade, esse Crispim é igual o Lula, nunca vi trabalhar na vida…

  6. Ranking Comprado Só Vale Pra Atrair Gente De Merda Que Se Acha Dona Da Cidade diz:

    “Por lá, a proporção de assassinatos a cada grupo de 100 mil pessoas, por exemplo, é maior do que em São Paulo, que concentra mais de 12 milhões de habitantes.”, diz a matéria.
    Todo mundo tá vendo a cidade ir pro ralo nesses últimos quinze anos, em relação à segurança pública. Culpar a incompetência do comando da PM não é suficiente, temos que reconhecer diversos fatores: o excesso de armas circulando pela cidade nas mãos desses tranqueiras de fundo de vila que se acham gângsters; tráfico de drogas entre a juventude (pobre e rica) e uma apatia generalizada das autoridades mas principalmente dos PAIS; trânsito RIDICULAMENTE perigoso e péssima fiscalização.
    Sendo assim, chego a conclusão de que mais uma MATÉRIA PAGA dessas só vai atrair mais merda pra Maringá, igual a de 97 sobre a “Dallas brasileira”.

  7. INVESTIGADOR NILSON diz:

    Imaginem a nota que Maringá teria, se não houvessem tantos inquéritos no MP, CAEGO, superfaturamentos, desvios de verbas e enriquecimento ilícito. Então o crédito vai para a população maringaense que paga o seus impostos. Pois poderia atingir um nota maior ainda com o investimento total dos impostos, sem os referidos desvios e desmandos das administrações anteriores.
    INVESTIGADOR NILSON

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>