Quem é Olavo Carvalho?

Olavo Carvalho

De Raul Martin:

Já foi acusado de tudo o que é desgrama que há entre o céu e a terra: é um sub-reptício líder de uma seita gnóstica; é um agente undercover da CIA; é infiltrado do Islão no cristianíssimo Brasil; é desaforado tariqueiro; é velho doido que faz uns cursos online sobre conservadorismo (sic). É o guru da direita.

Revista VEJA com pernas. Quer cristianizar os ateus e ateizar os cristãos; recebe tanto da KGB quanto do FBI; não sabe de nada — a não ser de lavagem cerebral. Disso aí sabe tudo. Fala palavrão, é feio, bobo e mostra a língua.
As críticas se vão amontoando e anulando umas às outras; os elogios são disparados a características que à força de tão diversas parecem estar em pessoas diferentes. Ele é engraçado ou fala mortalmente sério? É escritor de verdade ou cronista de Facebook? Num minuto está falando, grave e preciso como um bisturi, da eternidade, e, no seguinte, postando um meme sobre peido seguido de um despudorado KKKKKKK. Escreve, no parágrafo de um artigo jornalístico, a “quintessência da boiolice” para logo depois, antes mesmo de você rir da tragicômica definição, entrar a descrevê-la com assombroso domínio literário: é “um desfibramento da alma, uma pusilanimidade visceral”.Leia mais.

Advertisement
Advertisement