PCdoB emite nota de repúdio

O PCdoB de Maringá distribuiu nota, assinada pelo presidente Mário Henrique Alberton, repudiando ação realizada nesta manhã por secretarias da Prefeitura de Maringá na rua Fernão Dias.
Diz a nota: “O PCdoB de Maringá vem a público repudiar a maneira como foi realizada a ação integrada entre Guarda Municipal, Sasc e Semusp realizada na R. Fernão Dias, nesta data.

De acordo com informações fornecidas por um blog da cidade, a ação visava o “atendimento às necessidades” de pessoas moradoras de rua e em situação de vulnerabilidade social. No entanto, o registro fotográfico disponível na matéria “Ação na Fernão Dias” deixa claro uma abordagem ostensiva aos ‘beneficiados’ pela operação. Enfileirados, com as mãos para trás, os ‘atendidos’ eram revistados por um guarda municipal, enquanto outro – numa postura ameaçadora – apoiava sua mão sobre, provavelmente, um ‘teaser elétrico’.
De início o ocorrido fere um dos princípios basilares de nossa república, a saber: o respeito à dignidade humana. A cena remonta algo semelhante ocorrido na gestão passada, quando dezenas de jovens foram abordados e enfileirados pela Guarda Municipal em torno da Catedral. Fatos como estes não se justificam pela finalidade da proteção à integridade dos bens públicos e ações preventivas e de manutenção da ordem – ainda mais quando realizadas pela secretaria de assistência social e com o acompanhamento do vice prefeito – e sim pela midiatização/publicidade que dá uma falsa ideia de que a administração pública está realizando seu trabalho. Contudo, se assim estivesse, esta abordagem teria sido desnecessária. Afinal, o episódio se deu em frente ao ‘Centro POP’ e a ‘Casa de Passagem’, que tem como finalidade o atendimento especializado às “necessidades” de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Com vistas ao exposto, o PCdoB de Maringá espera que este tenha sido um erro isolado cujo planejamento não tenha partido diretamente do Sr. Prefeito, e que as próximas ações se pautem pelo caráter assistencial, e não policialesco. Reafirma seu posicionamento contrário ao ocorrido e seu compromisso no combate e denúncias de práticas semelhantes. Mário Henrique Alberton, presidente do PCdoB de Maringá”.

Advertisement
Advertisement