Seria um negócio da China?

China

Assisti no Fantástico a matéria que o Blog retrata nesta postagem e fiquei pensando: Por que será que o ministro não quis falar ao Fantástico, que é uma oportunidade impar para aparecer? Será que tem algum esquema, gente ganhando dinheiro que essa importação? Seria, digamos, ‘um negócio da China’?

A expressão negócio da china, segundo o dicionário informal, é um negócio que dá um lucro extraordinário. Origem: Nos séculos XV I a XVIII uma nau da carreira da Índia levava ano e meio no percurso de ida e volta. Era uma viagem muito perigosa. Se num grupo de três naus, se perdessem duas, o negócio ainda dava lucro. Cedo porém os portugueses da Índia descobriram que podiam fazer viagens muito mais curtas e com lucros muitíssimo maiores. Eram as viagens entre a Índia e a China ou o Japão. Daí a denominação: Negócios da China.
A verdade é que o ministro não sabe quanto tempo vai permanecer no ministério (Bovo teria sido convidado e também tem a dúvida, e, depois de não aceitar a prefeitura de Londrina, estaria pensando na Secretaria do Planejamento de Beto Richa), talvez esteja aproveitando mais uma oportunidade de deixar a sua marca no Ministério da Saúde.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement