Semob inicia mudança de pontos de ônibus do terminal dia 10

Mapa linhas

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá inicia na próxima segunda, 10, a mudança de pontos de ônibus do terminal para ruas e avenidas centrais, preparando o início da demolição do terminal urbano, prevista para depois do dia 17.
Os 65 pontos provisórios em abrigos permanecerão nesses locais até que o novo terminal seja construído.

A primeira etapa será a transferência de pontos de algumas linhas para a rua Joubert de Carvalho, entre as avenidas Duque de Caxias e Herval. As outras alterações serão promovidas nos dias 13 e 17, quando outros pontos do terminal estarão na praça Raposo Tavares – que concentrará a maioria dos pontos de ônibus – nas avenidas Tamandaré, Duque de Caxias e Brasil. As linhas de Sarandi, com pontos na avenida João Paulino serão transferidas para a avenida Brasil no dia 22.
A localização dos novos pontos de ônibus foi projetada levando em consideração o menor deslocamento do usuário que precisa fazer integração e se dirigir a outro ponto sem perder o coletivo. A partir desta quinta, 6, a Semob inicia panfletagem com material informativo para orientar a população sobre as mudanças.
Como as portas dos ônibus são posicionadas à direita e a maioria dos embarques e desembarques serão feitos na praça Raposo Tavares, a Semob irá inverter na segunda, 10, o sentido das travessas, paralelas à praça, Guilherme de Almeida e Júlio de Mesquita Filho. A sinalização vertical, horizontal e semafórica será alterada no sábado, 8, e domingo, 9, com interdição parcial das vias neste dia. Para ampliar o espaço das vias e melhorar o fluxo de veículos, estacionamentos perpendiculares se tornarão paralelos nas travessas. O estacionamento da praça Raposo Tavares também foi retirado para circulação de veículos.
Haverá também alteração na entrada e saída do estacionamento do quadrilátero da antiga rodoviária. A entrada será feita apenas pela rua Joubert de Carvalho e a saída pela avenida Tamandaré. Metade do estacionamento será reservado aos ônibus.
Para reforçar a segurança na Raposo Tavares, que contará com grande fluxo de pessoas, a Guarda Municipal estará presente durante todo o dia no local. Havendo necessidade, a comunidade poderá ligar para o telefone 153.
A construção do novo terminal integra o programa de reestruturação do sistema de transporte coletivo que irá contar com os corredores de ônibus nas avenidas Morangueira e Kakogawa, e os terminais de integração nas praças Megumu Tanaka e Emílio Fajardo Espejo (avenida Kakogawa), e na praça Ouro Preto (avenida Morangueira).
O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, ressalta a importância da comunidade comunicar a Semob qualquer problema e lembra que o projeto de construção do novo terminal, concebido pela administração anterior, poderia ter sido realizado de maneira a reduzir o transtorno para população. Purpur destaca que a construção do novo terminal deveria ser em duas etapas, com a migração de pontos do antigo terminal para o novo quando parte deste estivesse construído, não havendo necessidade de transferência para as ruas e avenidas. (PMM)

Mapa sentido
Advertisement
Advertisement