Ser útil é…

… ajudar, prestar serviços, de forma gratuita (atentar para pronúncia) ou remunerada.
Como essa definição respondo aos seguintes questionamentos de leitores sobre minha opinião a respeito das nomeações de Agnaldo Vieira e Gilmar Ferreira, após importantes participações na campanha vitoriosa da chapa Ulisses/Scabora, nas eleições de 2016.

Perguntou o primeiro: Seriam mais úteis fora do governo? Como assim? Akino estaria insinuando que eles devem ser pagos pra trabalhar pelo governo fora da Adm? O Sr. precisa explicar melhor, Akino.
Minha resposta (Akino): Não meu caro, pagos para trabalhar pela administração, não. Úteis fazendo o jornalismo investigativo, denunciando erros, divulgando a administração do que fizer de melhor, como sempre fizeram O Diário, Jornal do Povo, Pinga Fogo, RPC, em relação aos governos anteriores. A renumeração viria dos espaços vendidos para a iniciativa privada e campanhas do poder público. Entendeu?
Outro leitor escreveu: Vc tá sugerindo então que a nomeação foi salarium da campanha? Respondo (Akino): Não sei. Sempre fico em dúvidas no que leva um vereador a escolher seus assessores. Estaria pagando pelo apoio que recebeu? Nomearia alguém que não tivesse trabalhando na sua campanha? Ulisses deu mostras que não seguinte cegamente este critério, ao nomear o Gelinton, que não fez campanha para ele, pelo critério de competência, sem considerar as críticas que sofreu.
É preciso despir dos preconceitos de que as pessoas que ajudaram na campanha precisa ser pagas. Eu mesmo sou exemplo de quem ajudou e não está sendo pago. Também não pode dizer que se um veículo de imprensa receber verba legal de publicidade é imoral, ilegal. Há quem pense que a imprensa não pode ser remunerada. Do que viveram os jornalistas e blogueiros? Quem vai pagar a minha folha, perguntaria meu amigo Frank Silva? Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Sejamos racionais. Não concordo com tudo, mas entendo e me coloco no lugar do prefeito, do vereador, do jornalista, do blogueiro. É preciso ser humano. E o ser humano precisa ser útil.
PS: Atire a primeira pedra…
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement