No Hospital Municipal, número de cirurgias cresce 760%

O Hospital Municipal registra alta de 760% no número de cirurgias realizadas, informou hoje a Prefeitura de Maringa.
O porcentual equivale aos primeiros cem dias desse ano, comparado com o mesmo período de 2016. Para mensurar esse avanço, em janeiro do ano passado nenhuma cirurgia foi realizada. No mesmo mês de 2017, o total de cirurgias foi 84.

No mês de fevereiro de 2016 três cirurgias foram realizadas, contra 117 desse ano. Em março do ano passado foram 37 e 141 esse ano. Nos dias subsequentes até dia 10 de abril, em apenas dez dias foram 13 e esse ano, 114. Parte desse número se deve a criação em fevereiro desse ano do serviço de cirurgia geral de urgência e emergência, ao todo foram 65.
“O crescimento se deve a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em planejar ações, aproveitando toda a estrutura física disponível e os profissionais habilitados existentes. Hoje o hospital funciona aumentando cada vez mais a quantidade de atendimentos, por meio de ações como o Ambulatório de Especialidades e plantão médico 24 horas para cirurgia geral”, afirma a diretora geral do HM, Caroline Miguel Aver.
A taxa de ocupação do HM é outro destaque. Ano passado, a taxa de ocupação máxima mensal dos leitos foi de 33% e, esse ano, chegou a 70%. “O hospital têm 123 leitos disponíveis. Não precisamos fazer reforma ou comprar equipamentos, tudo estava disponível. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de colocar todo o hospital em pleno funcionamento impulsionou o aumento dos atendimentos”, acrescenta Aver. (PMM)

Advertisement
Advertisement