UEM divulga carta aberta em defesa das IEES do Paraná

A Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual de Maringá divulgou há pouco a íntegra da Carta Aberta da Comissão em Defesa da Universidade Estadual de Maringá aos cidadãos paranaenses.
Eis o teor:

“Prezados cidadãos e cidadãs do Paraná, em especial de Maringá e Região, nós, da COMISSÃO EM DEFESA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, constituída em reunião realizada em 17 de abril de 2017, preocupados com o destino da NOSSA UEM, Patrimônio Público do Povo do Paraná, externamos nosso compromisso em defesa desta instituição de ensino superior. A proposta é garantir o futuro da UEM, a formação de pessoas, o desenvolvimento de pesquisas e a oferta de serviços à sociedade, com alto padrão de qualidade, pautados no espírito público.
Nos últimos anos, as universidades públicas do Paraná têm sofrido com a não reposição do quadro de professores e agentes universitários e com os cortes orçamentários para as despesas de custeio.
Essas medidas vêm prejudicando as atividades na UEM, comprometendo a formação acadêmica e colocando em risco a excelência do ensino, pesquisa e extensão alcançados ao longo de quase 50 anos de história.
Os maiores danos são sentidos pelos cursos criados a partir de 2010, muitos dos quais não contam com professores efetivos em seus quadros. Outro agravante é a falta de infraestrutura. Hoje, a Universidade convive com a triste realidade de obras inacabadas. São 36 construções paralisadas, das quais 15 de grande porte, sem os recursos financeiros necessários para a conclusão.
Com 69 cursos de graduação, 52 de mestrado, 26 de doutorado, 60 de especialização, 450 projetos extensão e 920 projetos de pesquisa, a UEM é reconhecida como uma das melhores universidades do Brasil. Porém, a continuidade da política de cortes certamente se refletirá na qualidade dos serviços prestados, na formação de alunos e na produção de pesquisas, significando a rápida degradação deste importante Patrimônio Público do interior do Paraná, comprometendo o futuro da UEM, uma das melhores universidades do Brasil e América Latina em todas as áreas do conhecimento.
A UEM foi criada a partir da vontade da comunidade maringaense e da região, que soube firmar coalizões externas e atuar para que o governo da época assinasse o projeto de lei de criação da Universidade. Como teria sido o desenvolvimento regional sem a presença da UEM? Deixaremos que esse exitoso projeto seja comprometido? Por isso, nós da COMISSÃO EM DEFESA DA UEM somos contrários à continuidade dos cortes orçamentários, à falta de reposição de agentes universitários e professores efetivos, em regime de dedicação exclusiva. Nosso objetivo é unir esforços e, de forma organizada ampliar o canal de comunicação com o Governo do Estado, dialogando em prol da Universidade e garantindo que esse Patrimônio Público continue se desenvolvendo conforme idealizado.
Considerando que o sucateamento é um problema que atinge as demais universidades estaduais, convidamos toda a sociedade paranaense a se unir na ação em defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior, Patrimônio Público do Interior do Paraná.

Assinam este documento: Ulisses Maia – Prefeito de Maringá. D. Anuar Battisti – Arcebispo da Arquidiocese de Maringá. Pr. Noel Cruz – Presidente da Ordem dos Pastores de Maringá. Carlos Mariucci – Câmara Municipal de Maringá. Sidney Teles – Câmara Municipal de Maringá. Ana Cláudia Bandeira – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Maringá). Mohamad Ali Awada – Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim). Ilson da Silva Rezende – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). Carlos Alexandre Ferraz – Sindicado da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest). Álvaro Pereira da Silva – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon-Nor). Walter Fernandez – Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá (Sincomar). Aline Stocco – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná (Sindmetal). Dirceu Gambini – Convention Visitors Bureau de Maringá. Edmilson A. Silva – Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem). Nelson Garcia – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar). Sidinei Silvério da Silva – Associação dos Funcionários da UEM Elaine Rosely Lepri- Associação dos Docentes da UEM (Aduem). Leonardo Fagundes – Diretório Central dos Estudantes (DCE). Virgílio Marchesini – Movimento Brasil Livre. Marcos Roberto Silva – Centro Acadêmicos de Engenharia Elétrica

Advertisement
Advertisement