Prosseguindo…

Janeiro branco

… a viagem, pelo interior, dou uma parada para acompanhar a sessão da Câmara de Maringá, ontem, e destacar um importante projeto aprovado, que institui o Janeiro Branco na cidade, tendo como autores, conforme o site da Câmara, os vereadores Carlos Emar Mariucci, Alex Sandro de Oliveira Chaves, Sidnei Oliveira Telles Filho. Eis o texto, em resumo:

‘Fica instituído no Município de Maringá o Janeiro Branco, dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental, que será comemorado anualmente, durante todo o mês de janeiro, integrando o calendário oficial do Município. O Janeiro Branco tem por finalidade conscientizar a população sobre os sintomas e formas de tratamento das doenças que afetam a saúde mental, através de palestras (…)
Meu comentário (Akino): Muito importante que membros da câmara estejam preocupados com a saúde mental. Conhecemos casos de pessoas, aparentemente normais, mas que sofrem distúrbios. Eu mesmo sou testemunha de caso de um ex-prefeito, de uma cidade da região da Amusep, de quem tive, ao conversar, a impressão que ele sofria de desvios psicopáticos, não de violência, mas que o faziam acreditar em coisas completamente fora da realidade. Contava coisas que eu sabia não poderiam ter acontecido, mas com precisão de detalhes que acreditava serem verdadeiras.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement