Morre o dr. Osvaldo

Osvaldo

Está sendo velado na Capela Municipal de Mandaguari o corpo do médico Osvaldo Alves, falecido ontem aos 81 anos. O sepultamento será hoje às 15h.
Catarinense de nascimento, aos 32 anos de idade ele veio para Mandaguari em meados de 1967, onde montou o Hospital São Francisco.

Em 1975, ao lado de outros médicos, montava o PCB quando foi preso pela ditadura militar (saiba mais). “Sequestrado, algemado, tratado como bandido, fui levado para o quartel de Apucarana e torturado a noite inteira com as mais variadas técnicas”, disse, em depoimento reproduzido abaixo, em 2014, para a organização DHPAZ.
Ao retornar a Mandaguari, decidiu fazer voto de pobreza; em 1984, fundou a Comunidade Social Beneficente, mantida com a pensão que ele recebia como ex-preso político. Airton Donizete contou sua história na reportagem “O dia que durou 50 anos”. Ele também comandou programas de medicina alternativa em rádios e canais de televisão em Maringá. A Prefeitura de Mandaguari decretou luto oficial de três dias. (Foto: Portal Agora.Com)

Advertisement
Advertisement