Mostra de ovinos da feira conta pontos para ranking nacional

Ovinos

As mostras de ovinos Texel, Dorper e Santa Inês da 45ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá vão contar pontos para o ranking nacional das respectivas raças.
Os julgamentos, na Pista Professor José Quirino dos Santos, do parque de exposições de Maringá, ocorrerão entre os dias 11 e 13 de maio.

De acordo com o presidente do Núcleo de Criadores de Ovinos da Região de Maringá, Neudecir Urgniani, a realização de etapas do calendário brasileiro de provas comprova o quanto a Expoingá é importante para o segmento. No geral, entre julgamento, exposição e venda, a expectativa dele é a de que cerca de 500 animais ocupem o Pavilhão da Ovinomar.
O julgamento da Mostra de Texel estará a cargo do médico-veterinário Roberto Moreira de Azambuja, do Rio Grande do Sul. Um dos profissionais que mais vezes julgou na Expointer, a principal exposição do gênero na América Latina. A avaliação do Dorper será feita pelo renomado conhecedor da raça, Dan Bosman, da África do Sul. O zootecnista Pedro Simeão do Nascimento Júnior, do Ceará, é quem definirá os vencedores do Santa Inês.
Urgniani explica que além da nacional, os pontos conquistados durante a Expoingá 2017 vão ser computados no ranking estadual. Para as raças Poll Dorset, Ile de France e Suffolk, também com presença confirmada na Exposição, os julgamentos valem para o certame paranaense. O gaúcho Roberto Azambuja é quem vai conferir as notas aos animais.
O presidente da Ovinomar diz que o setor está em franca expansão no Brasil e no noroeste do Paraná. Ele cita a evolução no número de animais na Expoingá. Em 2015, foram 180; ano passado, 360 e, agora, 500. “Há muita gente interessada em investir no setor e iniciar um plantel”, destaca. O principal atrativo, segundo ele, é o mercado. Hoje, a produção nacional consegue atender 8,5% da demanda brasileira por carne de cordeiro.
Cursos
Neudecir Urgniani informa ainda que, durante a Expoingá 2017, a Ovinomar vai promover dois cursos. Um sobre manejo de ovinos e outro sobre técnicas de apresentação de animais para julgamento. “Vamos aproveitar o momento para capacitar e atualizar as pessoas envolvidas com o segmento”, ressalta.

Advertisement
Advertisement