Diferença entre ser anônimo e usar pseudônimo

Já esclareci diversas vezes, como nesta postagem feita há quase nove anos, aqui e nesta outra.
Pseudônimo é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal. Normalmente é um nome inventado por um escritor, um poeta, um jornalista ou artistas que não queiram ou não possa assinar suas próprias obras.

Sob o aspecto jurídico, o pseudônimo é tutelado por lei. Historicamente, muitos autores e escritores usaram pseudônimos porque sempre criticaram lideranças políticas em tempos difíceis, como ditaduras militares. Era uma forma de publicar suas obras sem ser preso, torturado ou até morto. Já anônimo é o indivíduo que não assina o que escreve.
No meu caso uso o pseudônimo de Akino Maringá por razões pessoais óbvias, e muitas pessoas me conhecem, inclusive com mandatos, para as quais revelei meu nome, porque não tenho nada a esconder. Tenho nome, sobrenome, CPF, RG e assumo o que escrevo, que não interessa a ninguém e não autorizo outras pessoas, ainda que seja um vereador, revelarem. Trabalho voluntariamente e desafio alguém provar que recebi um centavo, que seja, dos cofres públicos, para fazer comentários a favor ou contra, este ou aquele.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement