Mudança: campus da UEM terá mais dois portões de acesso

sentido de fluxos

A implantação do novo fluxo de trânsito pelas vias internas na Universidade Estadual de Maringá completa 17 dias.
Alguns ajustes estão sendo feitos e, além dos dois portões, será aberta uma via interna.

De acordo com release distribuído na noite de hoje, o prefeito do Campus, Carlos Augusto Tamanini, afirma que a prefeitura vem monitorando como está o funcionamento do anel viário com sentido único e que esse acompanhamento tem mostrado alguns pontos positivos.
Por exemplo, houve redução no congestionamento de veículos nos horários de entrada pelo Portão 2 e nos horários de saída pelo Portão 4. Também foi perceptível a diminuição na quantidade de veículos que trafegam pelo campus. Outro ponto positivo diz respeito à segurança de pedestres que circulam em áreas onde antes não havia circulação de carros.
Tamanini explica que, além do monitoramento, os técnicos da PCU estão avaliando as sugestões recebidas da comunidade universitária, através de contatos telefônicos, mensagens eletrônicas e outros meios. Algumas sugestões já foram acatadas e devem contribuir para o aprimoramento do sistema. “Na implantação do novo fluxo viário, afirmamos que poderiam ser feitos ajustes. É o que estamos fazendo agora, contando com a contribuição da comunidade”, afirma Tamanini.
Segundo o prefeito, as novas medidas incluem a abertura de dois novos portões, um próximo ao Bloco T-20, pela rua José Carlos Struet, e outro pela rua Menotti Del Pichia, na Vila Esperança. O primeiro, que será utilizado somente para saída, deve ser aberto no dia 2 de maio. O da Vila Esperança ainda será construído e servirá para entrada e saída de veículos. Os novos portões são, respectivamente, o 6 e o 8 (veja no mapa).
Outra novidade é a abertura de uma via, em sentido único, atrás do Colégio de Aplicação Pedagógica. Essa nova via deve facilitar a saída pelo Portão 6.
A Prefeitura do Campus também vai sinalizar, através de pintura no asfalto, os cruzamentos das vias e indicações de entrada e saída do campus, além de marcar as áreas de estacionamento proibido.
Para garantir maior agilidade no fluxo de veículos, a Prefeitura do Campus encaminhou uma solicitação à Secretaria Municipal de Obras Públicas para a retirada do semáforo do Portão 9, pela rua 10 de maio e, ainda, para o aumento da temporização do semáforo do cruzamento das avenidas Herval e Colombo, nos horários de saída da UEM. “Também pedimos a instalação de novas placas de sinalização para orientação e segurança no interior do campus”, adianta o prefeito.
Além de agradecer as sugestões recebidas, Tamanini diz que a Prefeitura continua aberta a receber novas propostas, que serão tecnicamente avaliadas.

Advertisement
Advertisement