Assembleia Legislativa aprova, em primeiro turno, novo limite entre Maringá e Sarandi

Alep-Batista

Foi aprovado hoje pela Assembleia Legislativa do Paraná, em primeiro turno, o projeto de lei nº 74/2015, do deputado Dr. Batista (PMN), delimitando novas linhas divisórias entre os municípios de Maringá e Sarandi.

O deputado Péricles de Melo, que havia assinado pedido de vista na CCJ, votou a favor; Nereu Moura, que havia votado contra na CCJ, a pedido do vereador Homero Marchese (PV), não estava presente à votação de hoje.
Na justificativa à proposta, Dr. Batista disse que os dois municípios concordaram com a alteração do marco divisório, que há anos incomodava os munícipes e as autoridades, ante a indefinição da linha fronteiriça. O trecho afetado abrange cerca de dois mil moradores de uma área composta por quatro bairros (Jardim Independência, Parque Alvamar, Jardim Panorama e Jardim Novo Panorama).
A situação gerava dificuldades quanto a questões tributárias, de arrecadação e de fiscalização. O novo traçado, que tira de Maringá cerca de 18 hectares de terra, tinha a anuência dos prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais. O acordo firmado em 2013 teve como testemunha o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), também autor do estudo que baseou o novo traçado da divisa (abaixo).

Untitled