Mostras paranaenses de cavalos reúnem mais de 100 animais

cavalo árabe

Mais de cem animais, entre machos e fêmeas, participam das mostras paranaenses dos cavalos Árabe e Mangalarga realizadas dentro da programação da Expoingá 2017. Os julgamentos começam às 9h deste sábado, no parque de exposições, e contam pontos para os rankings nacionais das respectivas raças.

A Exposição Paranaense do Cavalo Árabe reúne 42 animais. Cinco deles posicionados entre os melhores do País. Um exemplo é Bellagio HVP, atual Reservado Campeão Nacional e forte candidato ao título máximo da raça neste ano. Entre os expositores, vão estar representados os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O julgamento do Árabe ocorre na Pista Professor José Quirino dos Santos. A avaliação é feita em duas modalidades. Uma que analisa as características raciais e outra, subdividida em duas fases, que confere o desempenho do conjunto animal e cavaleiro. Na segunda, a apresentação do traje típico, além da beleza plástica, é um “show à parte”.

TRÍPLICE AVALIAÇÃO
Na Mostra Estadual do Cavalo Mangalarga, os 60 animais inscritos são avaliados em três modalidades. Uma verifica as características raciais. Outras duas são consideradas dinâmicas. A primeira analisa o andamento, na marcha trotada, que é uma das marcas da raça. A segunda é uma prova de circuito. Os julgamentos serão realizados no sábado e domingo, na Pista 2 do Parque de Exposições.
Semelhante ao Árabe, o Mangalarga apresenta na 45ª Expoingá o que há de melhor da raça. Estão presentes criatórios dos estados do Paraná e São Paulo. “Em ambos os julgamentos, os juízes vão ter muito trabalho para definir os campeões da Feira”, diz o diretor de Pecuária da Sociedade Rural de Maringá (SRM), entidade realizadora da Exposição, Jucival Pereira de Sá.
Com o tema “Uma trajetória de sucesso!”, a 45ª Expoingá vai até o dia 14 de maio. A diretoria da Sociedade Rural espera que, nos 11 dias, o público visitante seja de cerca de 500 mil pessoas. Ao todo, o evento reúne cerca de mil expositores das áreas de indústria, comércio, serviços e pecuária.

Advertisement
Advertisement