Gastronomia internacional

doces árabes

Este ano, além das comidas típicas da Expoingá como a maça do amor, churros, crepes e cocadas, outras barraquinhas e docinhos estão fazendo sucesso na feira. Ao passear pelo parque de exposições é possível encontrar um cantinho do mundo em cada espaço.

Tem casinha portuguesa, com os tradicionais bolinhos de bacalhau, lanche turco e pratos alemães no espaço food truck, além dos deliciosos doces sírios, uma das novidades da Feira dos Sabores, da Agroindústria Familiar.
Diretamente de Damasco, na Síria, para a Expoingá, Saleh Hatoum trouxe para a feira seu prato mais tradicional: os doces sírios. Utilizando principalmente nozes e castanhas como principal ingrediente, os doces são trabalhados artesanalmente. Além de bonitos, o sabor único traz ao paladar o gosto suave proporcionado pelas massas folhadas.
Hatoum mora no Brasil há 30 anos, mas os doces são feitos pelo amigo dele que veio da Síria há apenas três meses. “Esses doces são muito tradicionais da cidade de onde viemos, mas aqui é uma grande novidade. O pessoal passa, olha, pergunta se é doce ou salgado, prova e acaba levando pelo menos uma bandejinha”, garante o sírio.
A casinha portuguesa é outro espaço que chama a atenção na exposição. O espaço lembra o país de origem, devido às cores e toda a decoração que compõe a pequena casa. Para compor o ambiente, duas garotas com trajes portugueses ficam em frente o local com mini bolinhos de bacalhau para degustação do público. A ideia surgiu da amizade de três amigos, dois brasileiros e um português (dono das receitas típicas). Além do bolinho de bacalhau, o pastel de Belém é outro destaque do espaço.
“O bolinho de baralhou é uma receita tradicional da cidade de Coimbra, Portugal, desde 1829. E para preservar ainda mais nossa receita, usamos o bacalhau vindo diretamente de Portugal”, conta o sócio proprietário Sandoval Peron. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement