Mulheres de oito estados discutem agronegócio brasileiro

Agronegócio

Aproximadamente trezentas mulheres de várias regiões do país participaram hoje do Encontro de Mulheres que Fazem a Diferença no Agronegócio Brasileiro, durante a 45ª Expoingá.
A intenção do encontro foi reunir mulheres que são destaques como gestoras de empreendimentos rurais para trocar informações e compartilhar conhecimento.

Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá, responsável pela organização, abriu o evento, expondo o papel da mulher frente às atividades do agronegócio. “Esse evento tem por objetivo congregar e ampliar a participação feminina. É voltado à capacitação e envolvimento das mulheres no nosso segmento”, explicou. Ela lembrou que as mulheres estão deixando o papel de coadjuvantes na área e se tornando, cada vez mais, ativas e eficientes administradoras.
Discorreram sobre a situação da mulher no segmento do agronegócio e expuseram suas experiências, nove representantes de oito estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais e Goiás. A maioria reconhecida e premiada pelos resultados alcançados pelas ações colocadas em práticas por elas. Entre os temas abordados estiveram gestão, inovação, empreendedorismo e sucessão familiar. “Pela importância e quantidade de pessoas e palestrantes presentes podemos considerar que o evento foi um sucesso”, ressaltou Iraclézia.

PALESTRANTES
Betty Cirne-Lima, do Rio Grande do Sul, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon; Norma Gatto, produtora e pecuarista do Mato Grosso; Helena Ricci, de Minas Gerais, veterana na produção de café; Tereza Vendramini, pecuarista de São Paulo; Marize Porto, produtora em Goiás; Edy Tarrafel, produtora e presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, em Mato Grosso do Sul; e as paranaenses Mônica Baer, de Campo Mourão, produtora de sementes de soja, Eloá Rigolin, de Maringá, especialista em integração lavoura pecuária e Cecília Barros de Melo Falavigna, de Floraí, detentora do título de “Rainha da Soja do Brasil”, por ter sido bicampeã nacional em produtividade de grão foram as palestrantes.
O empoderamento e o conhecimento para que as mulheres possam ampliar a sua contribuição no setor agropecuário foi destacado em vários momentos do encontro. Lembrando que a modernidade faz parte do campo, a vice-governadora Cida Borghetti disse que as mulheres presentes no evento estão à frente do seu tempo, porque “buscam sempre o melhor para a sua atuação”.
Betty Cirne-Lima, que além de produtora rural é doutora em bioquímica e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentou dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) indicando que entre os agricultores brasileiros apenas 13% são mulheres e, no campo, 43% da mão-de-obra é feminina, 10% apenas em cargos de gestão.
Para Cirne, no entanto, a participação feminina no agronegócio, assim como em outros segmentos, é extremamente positiva porque as mulheres são inovadoras, procuram vencer desafios e pensam de forma diferente no futuro, preservando e colocando em prática medidas de sustentabilidade muito mais do que os homens.
Quem esteve no encontro atrás de novos conhecimentos aprovou a iniciativa. A agropecuarista Lídia Christian de Brito, de São Paulo, disse que “a cabeça das mulheres voa longe” e por isso “temos conquistado novos espaços”. Para Dora Ledi Bileco, de Campo Grande (MS), “esse tipo de evento é essencial para engrandecer o papel da mulher na sociedade”.
A promoção do “Encontro de Mulheres que Fazem a Diferença no Agronegócio Brasileiro” foi da SRM, com apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Sociedade Rural Brasileira, Sistema Faep/Senar, Sindicato Rural de Maringá, Cooperativas Cocamar e Integrada e patrocínio do Sicredi.
O encontro ocorreu no Restaurante Central, durante o dia todo, e contou também com as presenças da vice-governadora do estado, Cida Borgheti, e da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. A presidente do Provopar de Maringá, Eliane Maia, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luís Lourenço, o presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antônio Borghi e o diretor geral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Otamar César Martins, representando o secretário Norberto Ortigara, comparecem para saudar as participantes. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement