Prosolo será apresentado hoje

As diretrizes e ações do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo) serão apresentadas a agropecuaristas, técnicos do setor agrícola, prefeitos, secretários municipais e estudantes de ciências agrárias, durante a 45ª Expoingá.

O evento, que vai reunir mais de 300 participantes, ocorrerá hoje no Restaurante Central do parque de exposições de Maringá, a partir das 9h30.
O objetivo do Prosolo é fazer com que o Paraná volte a ser referência no manejo do solo e na preservação e conservação de rios. Em meados da década de oitenta do século passado, o Estado implantou o Programa de Microbacias, que ganhou repercussão mundial. Com o avanço do plantio direto, no entanto, muito do que se conquistou foi perdido. Erosões voltaram com a retirada de terraços. Além do assoreamento dos mananciais, o processo erosivo fere diretamente a produtividade no campo, com a consequente desvalorização da terra.
Considerado inovador, o Prosolo envolve mais de uma dezena de agentes da iniciativa pública e privada. “É uma ampla parceria. Serve de suporte ao produtor rural com ações de treinamento e pesquisa, para reduzir a perda de solo e água”, destaca o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara. Para a presidente da Sociedade Rural de Maringá, entidade promotora da Expoingá, Maria Iraclézia de Araújo, a iniciativa vai ao encontro das necessidades do campo, em razão do clima e da produção de grãos no Estado. “Pela dimensão e importância do Programa fizemos questão de apresentá-lo durante a nossa Exposição”, frisa.

Advertisement
Advertisement